Os alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), campus avançado Ilha Solteira, foram destaque na IV Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG), na II Olimpíada de Ciências da Terra (OBCT) e na 14ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep).
A OBG e a OBCT aconteceram no mês de agosto e os alunos do IFSP participaram da primeira, segunda e terceira fases das provas por meio do site do evento, sob a coordenação do professor de Geografia, Eduardo Mendes. Foram inscritas 19 equipes, com o total de 57 alunos do primeiro ano do Ensino Médio Integrado em Edificações e em Desenho para a Construção Civil.
O objetivo do evento, segundo os organizadores, é “promover o estudo das Ciências da Terra e de Geografia, estimular a convivência entre estudantes e professores, a prática de procedimentos científicos na solução de problemas, o incentivo ao estudo diligente e a interação entre os participantes”.
O professor coordenador das equipes comemorou os resultados da participação dos alunos. “Embora a prova abarque conteúdos e habilidades de todo o ciclo do Ensino Médio, os alunos desenvolveram várias habilidades de pesquisa, trabalho em grupo e resolução de problemas, além de colocar em prática ensinamentos iniciados no Ensino Médio não só em Geografia, mas nas outras matérias da base comum e nas disciplinas técnicas”.
Entre as equipes que participaram da prova, a equipe “Geonial IFSP” conquistou uma das medalhas de bronze no evento, que classifica as equipes por Estado. A Direção destacou que, além das aulas regulares com o ensino integral, é comum os alunos do IFSP participarem de vários eventos, cursos e visitas técnicas que aprimoram de maneira significativa o desenvolvimento de sua aprendizagem.
Já na Obmep, os alunos do IFSP de Ilha Solteira participaram como forma de estimular o estudo da Matemática e identificar talentos nesta área. A primeira fase ocorreu em junho e dos alunos matriculados, seis foram classificados para a segunda fase da Obmep, destes, a aluna Emanuele Dantas Oliva Grudzin, do 1º ano do curso técnico em Edificações integrado ao Ensino Médio foi contemplada com menção honrosa da Obmep.
A Obmep visa contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, incentivar o estudo da Matemática e identificar talentos nas áreas científicas e tecnológicas, além de promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.
A Direção do IFSP de Ilha Solteira acredita que incentivar os alunos a participarem de tais competições vai de encontro com a missão da instituição, que é consolidar uma prática educativa que contribua para a inserção social, à formação integradora e à produção do conhecimento. A comunicação interna do campus avançado parabeniza aos alunos por estas conquistas e espera que tal feito se repita em outras edições.
Ensino Médio
Em 2018, o IFSP de Ilha Solteira passou a oferecer o Ensino Médio integrado aos cursos técnicos em Desenho de Construção Civil e Edificações. Neste primeiro ano foram oferecidas 80 vagas para estudantes da comunidade ilhense e região.
(Na foto principal: Os alunos Nadya, Miguel e Giovanna, da Equipe “Geonial IFSP”, com o professor Eduardo Mendes)
