bom-preco-outlet-ilha-solteira-970x90-ilha-news
Pesquisar
Close this search box.
banner-riviera-sul-ilha-solteira-1200x280px

Moradora que já encontrou 18 escorpiões em casa reclama: ‘Quando é que vão dar uma solução de fato?’

Moradores devem comunicar a Vigilância Sanitária em caso de aparecimento
As notícias de Ilha Solteira estão
no nosso canal no WhatsApp

Uma moradora da Rua Manicoré, no bairro Bela Vista, em Ilha Solteira (SP), disse já ter encontrado 18 escorpiões dentro de casa. Em postagem no Facebook, Ceci Carvalho mostra alguns dos escorpiões encontrados, todos da espécie amarela, cujo veneno pode matar.

banner-riviera-sul-ilha-solteira-300x100px

Em um vídeo, ela mostra o escorpião encontrado no último sábado (13), embaixo da cama da filha pequena. Ela informou ainda que já foi picada duas vezes por e que vem tomando todas as medidas para evitar o aparecimento de escorpiões, que se tornou frequente na cidade. “Passo pano na casa todos os dias. Lavo quintal de 2 a 3 vezes na semana”, escreveu ela.

Segundo ela, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) não aceita reclamação diretamente, que é preciso reclamar com a agente de saúde responsável pelo bairro e só depois a agente repassa as informações ao CCZ que dá uma resposta.

“Aqui no Bela Vista a resposta é que deve estar vindo pela rede de esgoto, que é pra deixar tudo fechado. Aqui em casa tem 3 janelas que ficam fechadas 24 horas. Os encanamentos próximo ao tanque são todos fechados. Ralo do banheiro raramente fica aberto. Quando é que vão dar uma solução de fato?”, questionou a moradora.

O Bela Vista é um dos bairros de Ilha Solteira com maior incidência de escorpiões.

O que fazer?

A Vigilância Sanitária informou que precisa ser comunicada para que ações de combate ao escorpião possam ser tomadas. Quando comunicado, o órgão explica que vai até o local para verificar se há locais que facilitam a proliferação do escorpião e orientam o morador sobre combater o aracnídeo.

“Pode acontecer do problema não estar na casa onde um escorpião apareceu, mas em um vizinho. Por isso, é importante fazer essa comunicação, para que possamos fazer o bloqueio”, informou a Vigilância.

A Vigilância explica ainda que, se for possível levar o escorpião localizado até o órgão, melhor. Mas isso não é uma exigência. Basta ir até a Vigilância Sanitária para o preenchimento de um formulário para que as ações possam ser tomadas.

A Vigilância Sanitária agora funciona em novo endereço, no Passeio Niterói 222/224, junto com o Cerest. Os telefones são (18) 3743-6042 ou 3743-1899.

Perigo

O escorpião amarelo, que é o que vem sendo encontrado com frequência em Ilha Solteira, é a principal espécie causadora de acidentes graves, com registro de óbitos, principalmente, em crianças.

Ele possui as pernas e a cauda amarelo-claro e o tronco escuro. Mede até 7 cm de comprimento e tem capacidade de autoreprodução (só existem fêmeas e todo indivíduo adulto pode reproduzir sem a necessidade de acasalamento).

banner-riviera-sul-ilha-solteira-250x250px

Por causa da adaptação a qualquer ambiente, uma vez transportado de um local a outro, instala-se e prolifera com muita rapidez. Alimenta-se de baratas, aranhas, podendo ocorrer inclusive canibalismo. Sobrevive sem alimentação por um tempo prolongado.

Em caso de picada por escorpião, procure imediatamente atendimento médico.

Compartilhe esta notícia:

banner-riviera-sul-ilha-solteira-1200x280px

Últimas notícias

plugins premium WordPress