bom-preco-outlet-ilha-solteira-970x90-ilha-news
Pesquisar
Close this search box.
banner-riviera-sul-ilha-solteira-1200x280px

Ilhense tenta quitar dívidas no Serasa e cai em golpe

A vítima disse à polícia que viu no Facebook um anúncio patrocinado sobre oferta de liquidações de dívidas no Serasa
ilha-news-golpe-limpa-nome-serasa-ilha-solteira
Foto: Reprodução
As notícias de Ilha Solteira estão
no nosso canal no WhatsApp

Uma moradora de Ilha Solteira (SP) tentou quitar dívidas inscritas no Serasa e acabou caindo em um golpe.

banner-riviera-sul-ilha-solteira-300x100px

A vítima disse à polícia que viu no Facebook um anúncio patrocinado sobre oferta de liquidações de dívidas no Serasa.

Ainda conforme o boletim de ocorrência, ela acessou o link e foi direcionada a uma página onde foram geradas duas chaves Pix.

Ela fez os pagamentos, nos valores de R$ 68,92 e R$ 32,02. Contudo, após realizar os pagamentos, analisou os dados e constatou que eram falsos, o link e as contas fornecidas.

A vítima relatou ainda que não sabe o endereço da página da web a qual foi direcionada e nem tem mais acesso ao anúncio no Facebook.

O caso foi registrado na Delegacia de Polícia de Ilha Solteira como estelionato.

Para prevenir este tipo de golpe, o Serasa elaborou um material para que as pessoas identifiquem quando estão sendo enganadas e até mesmo denunciem.

Identifique o golpe e proteja-se

As oportunidades de renegociar as dívidas no Serasa Limpa Nome são inúmeras.

Por isso, os golpistas se aproveitam da alta procura para tentar enganar consumidores imitando a comunicação da Serasa em sites, redes sociais e WhatsApp.

Há pelo menos dois golpes recorrentes: o “contato quente” na Serasa e o link para o site falso parecido com o oficial, mas enganoso.

Golpe Limpa Nome no site falso

O golpe Limpa Nome no site falso envolve criminosos capazes de desenvolver sites falsos, projetados para se assemelharem ao site oficial da Serasa, com o objetivo de enganar as vítimas até elas pagarem por serviços nunca entregues.

Saiba como funciona a tática criminosa passo a passo:

banner-riviera-sul-ilha-solteira-250x250px
  1. Atração da vítima: os golpistas usam táticas como e-mails de phishing, anúncios on-line ou mensagens em redes sociais para atrair as vítimas para o site falso. São publicadas chamadas de urgência como “Limpe seu nome na Serasa agora!” para chamar a atenção.
  2. Site falso: a vítima clica e é direcionada a um site falso, habilmente, projetado para se assemelhar ao site oficial da Serasa, incluindo logotipos, layout e até mesmo textos informativos reproduzidos do site original. A aparência pode ser extremamente convincente à primeira vista.
  3. Coleta de informações: no site falso, as vítimas são solicitadas a inserir informações pessoais, como nome, CPF, e-mail, telefone, e às vezes informações financeiras. Os golpistas argumentam precisar das informações para dar andamento à proposta. Com as informações, conseguem acessar o perfil da vítima na Serasa.
  4. Promessa de serviços: após a coleta de informações pessoais, o site falso faz promessas tentadoras, como limpar o nome da vítima ou melhorar o Serasa Score. Os golpistas alegam precisar de pagamento para dar andamento à demanda.
  5. Cobrança de taxas: as vítimas são direcionadas a uma funcionalidade de pagamento on-line por meio do site falso. Os golpistas oferecem opções de pagamento, como cartão de crédito ou boleto bancário.
  6. Nenhum serviço entregue: efetuado o pagamento, os golpistas desaparecem e não fornecem os serviços prometidos. As vítimas percebem o golpe quando o dano financeiro é concretizado.

Como se prevenir do golpe em 6 dicas

  1. Sempre verifique a URL do site. Certifique-se de estar no site oficial da Serasa. A URL oficial contém a raiz serasa.com.br
  2. Não clique em links em mensagens de WhatsApp e e-mails não solicitados. Sempre verifique a legitimidade do remetente.
  3. Nunca compartilhe informações pessoais ou financeiras em sites não confiáveis. A Serasa não solicita informações financeiras como número de cartão e senha em sites.
  4. Mantenha o software antivírus e antimalware atualizados para ajudar a identificar sites e e-mails falsos.
  5. Denuncie sites e perfis falsos diretamente para a Serasa. Com a ferramenta de denúncia, é possível enviar a URL de sites e redes sociais suspeitos, a serem verificados pela empresa. Para fazer a denúncia, basta copiar a URL suspeita e colar no campo “Copie e cole o link aqui” na página, acessando este link: denunciefraudes.serasa.com.br.

Atenção: no caso de denúncias para números de WhatsApp, será preciso incluir o número completo ao lado do seguinte texto: https://api.whatsapp.com/send?phone= + número suspeito. Por exemplo, se for denunciar o número (11) 9912-3456, é preciso colar: https://api.whatsapp.com/send?phone=551199123456

Para evitar cair nesses golpes, é essencial estar ciente: a Serasa não realiza negociações nem pede dinheiro adiantado para tirar restrição de crédito ou melhorar o Serasa Score. Além disso, evite fazer pagamentos a desconhecidos, especialmente, via boletos, sem verificar, cuidadosamente, a autenticidade da solicitação.

Caso tenha dúvidas, é aconselhável entrar em contato diretamente com a Serasa por meio dos canais oficiais e nunca seguir orientações de supostos “contatos quentes” em redes sociais ou comentários on-line. A atitude preventiva é a melhor defesa contra esse tipo de fraude.

📲 Clique e participe do canal Ilha News no WhatsApp

Compartilhe esta notícia:

banner-riviera-sul-ilha-solteira-1200x280px

Últimas notícias

plugins premium WordPress