A estudante de jornalismo da Unesp, Rebecca Ribeiro Crepaldi, recebeu o primeiro lugar da categoria Jovem Talento do prêmio ABAG/RP de Jornalismo “José Hamilton Ribeiro”, durante evento realizado no final de novembro.
A reportagem que rendeu o prêmio à estudante foi veiculada no Portal Unesp no dia 13 de julho.
A reportagem vencedora assinada pela aluna da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (Faac) apresenta um projeto de biofortificação agronômica desenvolvido na Unesp de Ilha Solteira que estuda o aumento na concentração de nutrientes nos grãos dos cereais mais consumidos, visando suprir sua deficiência nutricional na população humana.
A pesquisa é parte do projeto de Iniciação Científica do também aluno de graduação Eduardo Marcandalli, sob orientação do professor André Rodrigues dos Reis. Veja reportagem completa abaixo.
“Escrever sobre o agronegócio me fez sair da minha zona de conforto”, afirmou a aluna premiada, que disse ter mudado algumas de suas antigas impressões da área, mantido outras e, principalmente, criado novas visões sobre o agronegócio. “Conheci vários lugares bacanas e pessoas que têm muitas coisas importantes para dizer”.
A premiação foi criada em 2008 pela Associação Brasileira do Agronegócio da Região de Ribeirão com o objetivo de incentivar e reconhecer o trabalho jornalístico dedicado à divulgação de assuntos relacionados ao agronegócio regional e nacional.
Além da inscrição no prêmio, Rebecca também participou de uma série de palestras sobre agronegócio organizadas pela entidade.
A ideia de escrever sobre uma pesquisa desenvolvida pela Unesp surgiu no primeiro semestre, em um contexto onde o Ministério da Educação estava promovendo o contingenciamento de bolsas de pesquisa da CAPES, e as universidades públicas estavam sendo criticadas por alguns setores governistas.
“Eu quis mostrar o que nós fazemos dentro da universidade pública. E são muitas iniciativas positivas, que merecem apoio e que precisam chegar ao conhecimento da população”, esclarece.
As expectativas da aluna de jornalismo foram atendidas quando a reportagem foi publicada no Portal Unesp, no dia 13 de julho, e os comentários em sua maioria destacavam a pesquisa realizada no câmpus de Ilha Solteira como um exemplo do serviço que a universidade pública presta à sociedade.
No primeiro semestre, Rebecca já havia sido contemplada com um intercâmbio de curta-duração na Babson College, nos EUA.
Para a aluna, o prêmio concedido pela ABAG/RP é uma motivação para ingressar na carreira profissional.
“Acho que foi o primeiro passo para eu entrar de vez na carreira que eu amo. Eu amo jornalismo e amo ser o intermediário que traz essas histórias à tona”.
(Com informações do Portal Unesp)