Estudantes de engenharia da Unesp de Ilha Solteira estão competindo na 16ª Fórmula SAE Brasil, em Piracicaba (SP).
A equipe Fênix Racing disputa na categoria a combustão com o carro número 13.
Participam da competição 53 universidades de 14 Estados e Distrito Federal. A 16ª edição teve início ontem (28) e termina no dia 1º de dezembro.
Os carros, que lembram um Fórmula 1, são projetados e construídos por estudantes de cursos em diversas áreas da engenharia, sob a supervisão de professores.
Eles são também responsáveis pela organização e gestão do trabalho das equipes, além da viabilidade econômica do projeto.
As equipes que obtiverem as melhores pontuações na etapa brasileira poderão representar o Brasil na competição mundial, promovida nos Estados Unidos em 2020 pela SAE International.
Ontem as equipes passaram por inspeções técnicas de segurança. Hoje foi a vez das provas estáticas de segurança (inspeção técnica, frenagem, ruído e inclinação) e design (custo, projeto e negócios).
Amanhã (30), a competição entra na parte das apresentações orais e provas dinâmicas (aceleração, manobrabilidade e autocross).
No domingo (1º/12), acontecerá o enduro. Estão inscritas 70 equipes, que levaram 48 carros a combustão e 22 carros elétricos.
O estado de São Paulo é o que o maior número de equipes na competição, são 20, das 39 inscritas da região Sudeste.