bom-preco-supermercados-clube-970x90-ilha-news
As notícias de Ilha Solteira estão
no nosso canal no WhatsApp

Equipe Fênix Racing disputa Fórmula SAE Brasil

A disputa acontecerá de 28 de novembro a 1º de dezembro, em Piracicaba (SP).

Compartilhe esta notícia:

A Equipe Fênix Racing da Unesp de Ilha Solteira disputa entre novembro e dezembro a 16ª Competição Fórmula SAE Brasil.

300x100-Decorada-Riviera-Sul-Ilha-News

A disputa acontecerá de 28 de novembro a 1º de dezembro, no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA), em Piracicaba (SP).

O Ilha Solteira News apurou que a equipe ilhense, que conta com 55 membros, está concluindo a construção do carro movido a combustão para iniciar os testes.

250x250-Decorada-Riviera-Sul-Ilha-News

“Pretendemos começar a rodar na semana que vem”, explicou o estudante Caio da Silva Pereira, de 22 anos, capitão da Equipe Fênix Racing cursando o quinto semestre de Engenharia Mecânica.

Do total de 70 veículos inscritos na competição nacional, 48 são movidos a combustão e 22 elétricos, todos projetados e contruídos por universitários orientados por professores de 53 instituições de ensino de cinco regiões brasileiras, de 14 Estados mais Distrito Federal.

Das 39 equipes inscritas da região Sudeste este ano, 20 são de São Paulo, 13 de Minas Gerais e seis do Rio de Janeiro.

“Na competição temos tanto provas dinâmicas, para testar o desempenho do carro, quanto provas de projeto, onde os juízes avaliam todo nosso projeto, seus custos e desenvolvimento”, detalha Caio.

Segundo ele, a equipe se prepara, paralelamente, para duas frentes. A construção e testes do carro, bem como para a preparação das apresentações de projeto.

As equipes que obtiverem as melhores pontuações na etapa brasileira poderão representar o Brasil na competição mundial em 2020, promovida pela SAE International, nos Estados Unidos.

O capitão da Fênix Racing destacou ainda que a equipe também desenvolve pesquisa acadêmica.

“Agora, no dia 25 de setembro, participou do Congresso de Iniciação Científica da Unesp de Ilha Solteira, com cerca de 21 trabalhos desenvolvidos na equipe”, finalizou.

Fórmula SAE

Os carros Fórmula SAE a combustão têm motores de quatro tempos e capacidade volumétrica máxima de 710 centímetros cúbicos.

Já os elétricos são tracionados por motores elétricos, alimentados a partir de baterias de até 600 volts, com autonomia de, pelo menos, 22 quilômetros.

“Os programas estudantis da SAE Brasil motivam os jovens à carreira de engenharia e lançam desafios encontrados na prática profissional que levam muito além do conhecimento acadêmico adquirido na sala de aula”, analisa o engenheiro Mauro Correia, presidente da SAE Brasil.

Comentários

Veja também

Últimas notícias

plugins premium WordPress
error: Este conteúdo está protegido!