Com destaque para os indicadores Ensino e Pesquisa, a Unesp avançou algumas posições e ficou entre as dez instituições de ensino brasileiras melhor avaliadas no ranking universitário global Times Higher Education 2020 (THE 2020), publicado ontem (11).
Na edição anterior, considerando apenas as instituições brasileiras, a Unesp era a 15ª de 26 universidades avaliadas.
Na edição atual, aparece na oitava colocação dentre 46 universidades do país consideradas na lista.
Ou seja, mesmo com o aumento de 20 novas universidades brasileiras no ranking, a Unesp subiu da 15ª para a 8ª posição, que divide com outras quatro universidades que obtiveram scores na mesma faixa (Universidade de Brasília, Universidade Federal de Pelotas, Universidade Federal do Rio de Janeiro e PUC-RS).
Na classificação mundial, entre 1.396 instituições consideradas, a Unesp manteve-se na faixa 801-1000, mesmo patamar do ano anterior.
A USP foi a universidade brasileira mais bem colocada no ranking global, na faixa 251-300, seguida da Unicamp (501-600) e, juntas no mesmo patamar, a Universidade Federal de Minas Gerais, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a Universidade Federal de Santa Catarina, a Universidade Federal de São Paulo e a PUC-Rio, todas na faixa 601-800 do ranking.
No indicador Ensino, a Unesp recebeu a terceira melhor avaliação entre as instituições brasileiras, atrás apenas de USP e Unicamp.
No ranking global, considerando apenas o indicador Ensino, a Unesp fica na 324ª colocação.
No indicador Pesquisa, a Universidade foi a quarta brasileira melhor avaliada, atrás de USP, Unicamp e da PUC-Rio.
Na lista mundial, a pesquisa da Unesp está na 524ª posição.
Na edição deste ano, foram avaliadas 1.396 universidades, de 92 países, pelo Times Higher Education.
Além dos indicadores Ensino e Pesquisa, foram considerados como critérios Citações, Visibilidade Internacional e Transferência de Conhecimento.
A Unesp tem, nos rankings universitários, uma importante fonte de informação: não como elemento direcionador de políticas, mas sim como subsídio à autorreflexão e ao desenvolvimento de ações indutoras.
As universidades líderes do ranking global THE 2020 são, nessa ordem, a Universidade de Oxford, no Reino Unido; o Instituto de Tecnologia da Califórnia, nos Estados Unidos; e a Universidade de Cambridge, também no Reino Unido.
Das dez primeiras colocadas no ranking mundial, três são britânicas e sete, norte-americanas. Confira a classificação completa neste link.
Ilha Solteira é uma das 24 cidades paulistas onde a Unesp está instalada.
(Com informações ACI Unesp e Comissão Institucional de Rankings da Unesp)