Servidores da Prefeitura de Ilha Solteira (SP) estão sendo treinados para operar uma usina móvel de asfalto, recém reformada pelo município.
A intenção é que os servidores estejam aptos a operar o equipamento para recapearem as vielas da cidade, a partir do mês que vem.
A Prefeitura informou que o treinamento está ocorrendo no câmpus II da Unesp, onde os servidores estão aprendendo a operar a usina móvel, que já foi muito utilizada na cidade, mas que estava encostada no pátio.
Ainda segundo a Prefeitura, este será o maior programa de recapeamento já realizado no município. A expectativa é de recapear, no mínimo, 100 vielas até o final do ano.
A intenção é de recapear um passeio por dia. Também receberão o serviço ruas de menor movimento de veículos.
Reforma

A usina móvel de asfalto e lama asfáltica rebocável foi reformada pela Prefeitura por R$ 74.415,00. Um equipamento novo custaria R$ 160 mil.
A empresa contratada foi a Conishi Máquinas e Equipamentos Rodoviários, de Catanduva (SP), que é a fabricante do equipamento.
De acordo com o fabricante, a usina móvel é utilizada para operações tapa-buracos, recapeamento e pavimentação. A máquina é rebocada por um trator.
Nessa usina é feito um asfalto frio, à base de água (lama asfáltica), que é o utilizado em vielas e ruas de menor movimento.
Um balanço divulgado pela Prefeitura detectou que, das 205 vielas com pavimento, 100 estão em estado crítico e serão priorizadas.
O restante das ruas também será recapeada, porém, em uma segunda etapa, no ano que vem.
A Prefeitura informou ainda que já comprou quase todo o material necessário para realizar o serviço até o fim deste ano.
A expectativa é que a utilização da usina móvel própria, a Prefeitura economize cerca de 50% no serviço, em relação ao que seria gasto com a contratação de uma empresa.
(Com informações do Departamento de Comunicação da Prefeitura de Ilha Solteira)