A previsão do tempo para Ilha Solteira (SP) nos últimos dias do mês de julho é de umidade do ar abaixo dos 30%, deixando a cidade em estado de atenção.
De acordo com o IPMet, neste sábado (27), a umidade do ar deve cair aos 31%. De domingo (28) a quinta-feira (1º), a umidade do ar fica abaixo dos 30%.
Na quinta-feira, será registrado o dia mais seco em Ilha Solteira, com umidade do ar caindo aos 22%.
O Ministério da Saúde recomenda, durante os dias secos, que a população evite exercícios físicos ao ar livre entre 10 horas da manhã e 4 horas da tarde, período de maior exposição ao sol.
Confira no final desta matéria dicas do Ministério da Saúde para evitar complicações nos dias secos.
Ainda de acordo com a previsão do tempo do IPMet, não deve chover até a próxima quinta-feira. As temperaturas variam de 15 ºC a 32 ºC.
Umidade do ar
No inverno, é comum a umidade relativa do ar cair abaixo de 30%. Preocupante, pois o ideal, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), é a umidade do ar variar de 50% a 80%.
Entre 20% e 30% de umidade do ar é considerado estado de atenção. Entre 12% e 20% estado de alerta e abaixo dos 12% estado de emergência.
O inverno teve início no dia 21 de junho e terminará no dia 23 de setembro, quando começará a primavera.
De acordo com dados da Estação Agrometeorológica monitorada pela Unesp de Ilha Solteira, no mês de julho a umidade relativa do ar média foi de 64,3%
A umidade do ar mais baixa registrada nesse mês foi de 27%, no dia 13. A cidade está há 22 dias sem chuva acima de dez milímetros.
Dicas
- Aumente a hidratação ingerindo mais água, suco natural e água de coco;
- Faça refeições leves com muitas frutas e legumes;
- Evite atividades físicas nas horas mais quentes do dia;
- A pele e os lábios também podem sofrer com a baixa umidade. Use hidratantes para ajudar;
- Soro fisiológico ajuda na hidratação das vias áreas. Pingue algumas gotas nos olhos e no nariz caso sinta necessidade.
Dados extremos
A Unesp de Ilha Solteira iniciou o monitoramento do clima no dia 20 de agosto de 1991 e alguns dados extremos chamam a atenção.
Desde então, o dia mais quente da cidade foi registrado em 3 de janeiro de 1993, com 42 ºC. Já o dia mais frio foi registrado no dia 10 de julho de 1994, com 0,4 ºC.
A menor umidade relativa do ar registrada em Ilha Solteira foi no dia 7 de outubro de 2004, com apenas 7,2%.
A maior estiagem já enfrentada pelos ilhenses ocorreu no ano passado, entre os dias 2 de abril e 13 de setembro, 165 dias sem chuva.