Os alunos do Instituto Federal, campus avançado de Ilha Solteira (SP), participaram de uma manifestação contra o bloqueio orçamentário em torno de 30% para as universidades e institutos.
Vestindo camisetas pretas, os alunos protestaram contra o decreto do Ministério da Educação, que pode gerar um impacto, se mantido até o final do ano, de R$ 35 milhões no orçamento do IFSP.
IFSP
O IFSP se compromete a manter toda comunidade a par das discussões relativas ao bloqueio do orçamento
Em nota, o IFSP alertou que o bloqueio poderá comprometer a execução das atividades planejadas de ensino, pesquisa e extensão dos 36 campus no segundo semestre.
Entretanto, informou que há um grupo de trabalho dentro do IFSP discutindo os impactos que o bloqueio do orçamento trará para cada um dos campus da instituição.
A reitoria do IFSP informou ainda que nos próximos dias participará de ações programadas pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) junto ao MEC e ao Congresso Nacional com objetivo de reverter a decisão do bloqueio.
Veja a íntegra da nota:
Com base no Decreto n° 9741/2019, de 29 de março de 2019, o Ministério da Educação (MEC) realizou na terça-feira, dia 30 de abril, o bloqueio de dotação orçamentária em torno de 30% para as universidades e institutos.
Diante do fato, a reitoria do IFSP vem a público informar que o bloqueio de 30% do recurso gera um impacto, se mantido até o final do exercício, correspondente a R$ 35 milhões no orçamento. Esta ação poderá comprometer a execução das atividades planejadas de ensino, pesquisa e extensão dos nossos 36 câmpus, para o segundo semestre. Atualmente, há um grupo de trabalho dentro do IFSP discutindo os impactos que o bloqueio do orçamento trará para cada um dos câmpus da instituição.
A reitoria informa, ainda, que nos próximos dias participará das ações programadas pelo CONIF junto ao MEC e ao Congresso Nacional, com o objetivo de reverter a decisão do bloqueio. Na terça-feira, 7, haverá agenda com o secretário da Setec/MEC, Ariosto Antunes Culau, e com o Senado Federal. Na quarta-feira, 8, a agenda é com a Câmara dos Deputados.
O IFSP se compromete a manter toda comunidade a par das discussões relativas ao bloqueio do orçamento. As informações serão veiculadas por meio de nota em nosso site institucional.