O guarda municipal Marcos Cristófoli resgatou, na manhã desta segunda-feira (29), uma criança de, aproximadamente, três anos de idade que foi esquecida trancada em um ônibus escolar.
O ônibus estava estacionado na Rua 17, no bairro Jardim Aeroporto, em Ilha Solteira (SP), quando o guarda, que presta serviços à Polícia Civil, encontrou a criança dentro do ônibus.
Marcos contou que era por volta de 8h55 quando avistou um vulto dentro do ônibus escolar, que estava com os vidros fechados.
“Ao parar e verificar, constatei que era uma criança de, aproximadamente, três anos que estava chorando. Imediatamente consegui abrir a janela do ônibus pelo lado de fora e conversei com a criança, onde a mesma se acalmou”, relatou Marcos.
O guarda municipal acionou o monitoramento da Guarda Municipal e solicitou apoio de uma viatura da GM e do Conselho Tutelar, que compareceram no local.
Uma moradora da rua informou que o motorista do ônibus era seu vizinho. O motorista foi chamado, abriu o ônibus e a criança foi resgatada, ainda bastante assustada. Ela seria moradora do Assentamento Santa Maria da Lagoa.
O Conselho Tutelar conduziu a criança para as devidas providências. “Graças a Deus a criança não sofreu um mal maior por estar desde às 7 horas da manhã dentro do ônibus com todos os vidros fechados”.
O GM Marcos Cristófoli agradeceu o apoio das guardas municipais Marlene Dias, Marlene Inácio e Silva, além da conselheira tutelar Irene Barbosa.
Monitor afastado
A Secretaria Municipal de Educação informou que já está tomando todas as providências para apurar o caso. O monitor já foi afastado e será aberto um processo administrativo.
A empresa terceirizada que presta o serviço de transporte escolar também deverá ser notificada pela Prefeitura de Ilha Solteira.
Os nomes do motorista e do monitor não foram divulgados. Portanto, o Ilha News não conseguiu contato com os envolvidos, mas está à disposição caso queiram apresentar suas versões.