A Orquestra Popular Caipira Urubupungá, de Ilha Solteira (SP), foi homenageada, nesta sexta-feira (1º), com o Prêmio “Inezita Barroso” entregue pela Assembleia Legislativa de São Paulo. A indicação da orquestra ao prêmio foi realizada pelo deputado Itamar Borges (MDB).
“A Orquestra realiza um trabalho muito bonito, que ajuda a manter vivas as tradições da música caipira de raiz. Parabéns a todos os membros e também ao vereador Ricardo Casagrande, que me sugeriu essa indicação”, afirmou o deputado Itamar.
O Prêmio “Inezita Barroso” homenageia artistas que prestaram e prestam relevante contribuição para a música caipira de raiz no Estado de São Paulo. Representaram a Orquestra Urubupungá no evento o maestro Adriano Rogério da Conceição Sanches, a presidente Creusa Eli de Oliveira e a diretora Cleonice Bragatto.
Formada por cerca de 60 músicos voluntários, amadores e dedicados, a Orquestra Popular Caipira Urubupungá surgiu em 2008 com a intenção de valorizar a cultura da música de raiz, muito presente no município.
Os músicos possuem entre 15 e 84 anos e a Orquestra conta com um coro vocal, que acompanha o instrumental. Em seus anos de estrada, o grupo já se apresentou mais de 130 vezes, em diversas regiões do Estado de São Paulo.
A Orquestra conta com o apoio da Prefeitura, que cedeu o espaço onde está a sede do projeto.