bom-preco-supermercados-clube-970x90-ilha-news
carnaval-ilha-folia-2025-prefeitura-ilha-solteira-ilha-news-1190x330
As notícias de Ilha Solteira estão
no nosso canal no WhatsApp

Banco não restituirá mulher vítima de golpe virtual

Não verificada falha na prestação de serviços, após mulher cair em golpe tentando comprar veículo através de anúncio em plataforma de vendas on-line.

Compartilhe esta notícia:

ilha-news-golpe-virtual-ilha-solteira
Foto: Pixabay

A 38ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) negou pedido de mulher vítima de golpe cibernético para que instituição bancária restitua o valor perdido.

300x100-Decorada-Riviera-Sul-Ilha-News

Segundo os autos, após visualizar anúncio de veículo em plataforma de vendas on-line, a autora entrou em contato com os supostos vendedores e fez pagamento de sinal no valor de R$ 5 mil.

Ao perder contato com os anunciantes e perceber que havia sido vítima de golpe, solicitou a restituição do valor transferido junto ao banco, mas não obteve êxito.

250x250-Decorada-Riviera-Sul-Ilha-News

Ao analisar o recurso, a desembargadora Silvana Malandrino Mollo apontou não haver falha na prestação de serviços por parte do banco, uma vez que as tratativas foram realizadas por intermédio do aplicativo de mensagem, não havendo participação da instituição financeira.

“Como disposto na inicial, os pagamentos ocorreram por transferências via ‘pix’. Somente nesse ponto que se verifica a participação do apelante [banco], que processou o recebimento do dinheiro na conta do fraudador mantida em sua plataforma. Todavia, tal conduta não basta para caracterizar a sua responsabilidade pelo ocorrido, sobretudo porque tal modalidade de pagamento (pix) não está condicionada à existência de um prévio negócio jurídico e, não tendo ocorrido sob sua intermediação, a instituição financeira não possui meios para constatar eventuais vícios oriundos da contratação que ensejou o pagamento”, ressaltou a relatora.

Completaram o julgamento os magistrados Spencer Almeida Ferreira e Anna Paula Dias da Costa. A votação foi unânime.

Fonte: TJSP

📲 Acompanhe as notícias de Ilha Solteira também pelo Instagram @siteilhanews.

📢 Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem pelo WhatsApp: (18) 99751-7560.

Comentários

Veja também

carnaval-ilha-folia-2025-prefeitura-ilha-solteira-ilha-news-1190x330

Últimas notícias

plugins premium WordPress