A Operação “Ferro-Velho” desencadeada nesta quarta-feira (25) foi uma ação conjunta entre a Prefeitura de Ilha Solteira (SP) e as forças de segurança com objetivo de fiscalizar estabelecimentos que comercializam sucatas e materiais recicláveis.
A ação contou com esforços coordenados entre Polícia Militar, Polícia Civil e Prefeitura Municipal, que atuou por meio da Guarda Municipal e fiscais municipais.
Durante a operação, quatro estabelecimentos de comércio de sucatas foram vistoriados, o intuito foi fiscalizar e combater possíveis irregularidades no comércio de materiais recicláveis, como a receptação de itens de procedência ilícita, em especial o cobre, oriundo de furto de fios de energia.
Além de verificar a documentação, os agentes inspecionaram as condições de armazenamento e a conformidade sanitária e ambiental dos estabelecimentos.
A operação resultou na apreensão de 112 quilos de fios de cobre, um botijão de gás e uma bateria de procedência duvidosa.
Ainda foi constatado que em um dos comércios de sucata havia um menor de idade trabalhando sem registro em carteira de trabalho e exercendo atividade considerada insalubre.
As irregularidades foram formalizadas em boletim de ocorrência, os objetos apreendidos e o menor de idade foi entregue aos cuidados do avô.
Os fiscais municipais vão elaborar notificação em um ferro-velho em razão da queima irregular de fios, já outro comércio de sucata será notificado por falta de inscrição e alvará de funcionamento.
O delegado de Polícia Civil e os comandantes da Polícia Militar e da Guarda Municipal afirmaram que operações do tipo ocorrerão com frequência no município.
A parceria entre as Forças de Segurança e Prefeitura tende a desestimular atividades criminosas através das ações de fiscalização, proporcionando mais segurança à população.
O furto de fios de cobre, geralmente, alimenta o tráfico de drogas através da ação dos usuários que têm nessa prática criminosa a maneira mais fácil de conseguir dinheiro para manter o vício.
“Desta forma, fiscalizar comércios cuja atividade é comprar e vender tais produtos é de suma importância, sendo que a população pode contribuir denunciando quem vende e quem compra produtos furtados ou roubados. Para isso, basta ligar para o telefone 190 da Polícia Militar ou 197 da Polícia Civil e também fazer denúncia para a Guarda Municipal através do telefone 153”.
📲 Fique por dentro do que acontece em Ilha Solteira. Siga o perfil do Ilha News no Instagram.
📢 Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ilha Solteira por meio do WhatsApp do Ilha News: (18) 99751-7560.