A obra da fonte luminosa na entrada de Ilha Solteira (SP), poderá, finalmente, após quase sete anos, ser concluída. Pelo menos, essa é a expectativa da Prefeitura, que divulgou assinatura de convênio entre o município e o Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (Dadetur).
De acordo com o Departamento de Comunicação, o prefeito em exercício Otávio Gomes (DEM) esteve na Secretaria de Estado de Turismo, no dia 20 de dezembro, para assinar a liberação dos recursos para a finalização da fonte, iniciada em 2012, durante o segundo mandato de seu pai, Edson Gomes, como prefeito de Ilha Solteira.
A expectativa da Prefeitura é que as obras de conclusão comecem já no início deste ano. A obra foi interrompida há vários anos, pois a parte de automação da fonte, que faria as águas “dançarem” e a colocação de pastilhas nas fontes não foram inclusas na licitação da obra e, segundo o Departamento de Comunicação, a empresa não teve condições financeiras de concluí-la.
A Prefeitura de Ilha Solteira não informou quais foram as medidas tomadas pelo “esquecimento” de partes da obra na licitação. Muito menos se alguém foi responsabilizado pela falha. A obra da fonte chegou a ser alvo de investigação do Ministério Público. Durante todos esses anos, nenhuma atitude concreta foi tomada pela Câmara de Vereadores.
Conclusão da fonte luminosa
O Governo do Estado liberou R$ 520 mil que faltavam para a conclusão da fonte luminosa. A Prefeitura de Ilha Solteira deve abrir, em breve, licitação para a contratação de empresa para a realização dos serviços.
A expectativa do governo é de que a obra não tenha grandes alterações, em relação ao projeto original. Os três piscinões construídos no local, onde ficarão a fontes, serão mantidos.
“A assinatura desse convênio é um marco. É uma das obras que pegamos inacabada e que vínhamos buscando uma solução há muito tempo. Fico muito feliz, porque marcará uma nova etapa de Ilha Solteira, com grandes conquistas em 2019. Ela está localizada na entrada da cidade e precisava ser finalizada. E conseguimos. Será um grande cartão de visita para aqueles que visitam Ilha Solteira. Foi uma grande batalha que vínhamos travando desde que assumi. E vamos concluí-la”, disse Otávio Gomes.
Monumento
Até o Monumento aos Barrageiros só foi revitalizado após bronca de um morador, que divulgou um vídeo em uma rede social com sua indignação. Ele cobrou providências e se dispôs a pintar o monumento. Poucos dias após o vídeo viralizar, a Prefeitura de Ilha Solteira contratou uma empresa para executar o serviço de pintura.