bom-preco-outlet-ilha-solteira-970x90-ilha-news
banner-riviera-sul-ilha-solteira-1200x280px

Pesquisadores da Unesp de Ilha Solteira estão entre os 2% mais influentes do mundo

2,2% dos docentes da Unesp entre os 2% mais influentes do mundo, em 2022.
ilha-news-pesquisadores-mais-influentes-do-mundo-unesp-de-ilha-solteira
Pesquisadora Marcia Regina de Moura Aouada, da Unesp de Ilha Solteira.
As notícias de Ilha Solteira estão
no nosso canal no WhatsApp

O quadro de docentes/pesquisadores da Unesp classificados entre os 2% mais influentes do mundo aumentou no último ano segundo o “Updated science-wide author databases of standardized citation indicators“, artigo do pesquisador John P.A. Ioannidis, da Universidade Stanford, dos Estados Unidos, publicado no início de outubro.

banner-riviera-sul-ilha-solteira-300x100px

Em sua quinta edição, o ranking global de pesquisadores é divulgado, anualmente, com duas categorias: o mais influente no ano e o mais influente ao longo da carreira.

Nesta edição, 67 pesquisadores da Unesp figuram no ranking de mais influentes em 2022, sendo quatro do campus de Ilha Solteira, e 41 no ranking de 2% mais influentes ao longo da carreira, com três do campus ilhense. Confira os nomes no final desta matéria.

banner-riviera-sul-ilha-solteira-250x250px

Na edição anterior, publicada em novembro de 2022, foram ranqueados 60 profissionais da Unesp nos mais influentes de 2021 e 38 no ranking que considera o período ao longo da carreira.

São dez áreas do conhecimento da Unesp representadas no ranking, sendo as ciências médicas, agrárias e veterinárias, tecnologias assistivas, química e biologia as com mais representantes. 

“Este ranking reflete a pesquisa de excelência que marca desde a graduação, passando pela a pós-graduação até o pós-doutorado da Unesp como um todo. Não é por acaso que temos 2,2% de nossos docentes entre os 2% mais influentes do mundo, mas fruto da competência de nossos profissionais, somada a um ambiente propício à pesquisa, que perpassa por todas as instâncias da Universidade”, afirma o professor Edson Cocchieri Botelho, pró-reitor de Pesquisa.

A lista registra um total de 1.294 pesquisadores brasileiros. O país com mais representantes são os Estados Unidos, com 69.258 pesquisadores.

A China, com 23.484, e o Reino Unido, com 16.797 são os segundo e terceiro colocados do ranking, respectivamente.

A metodologia do professor Ioannidis fornece informações padronizadas sobre citações, índice h, índice hm ajustado de coautoria, citações de artigos em diferentes posições de autoria e um indicador composto (c-score).

São fornecidas métricas com e sem autocitações e proporção de citações por artigos citados. Os cientistas são classificados em 22 áreas científicas e 174 subáreas de acordo com a classificação padrão Science-Metrix.

Percentis específicos de área e subárea também são fornecidos para todos os cientistas com pelo menos cinco artigos.

Os dados ao longo da carreira são atualizados até o final de 2022 e os dados do ano recente referem-se às citações recebidas durante 2022.

A seleção é baseada nos 100 mil melhores cientistas por pontuação c (com e sem autocitações) ou um percentil de classificação de 2% ou superior na subárea.

Cabe mencionar que a base de dados usada pelo ranking contempla apenas artigos no idioma inglês, o que pode prejudicar algumas áreas cujas pesquisas abordam questões locais ou regionais.

Da mesma forma, há que se considerar que nas Ciências Humanas, a comunicação científica em algumas áreas também se dá por meio de publicação de livros ou capítulos, meios que não estão contemplados no levantamento.

O autor principal do artigo, John P.A. Ioannidis, alerta para o fato de que todas as métricas de citação têm limitações e que a sua utilização deve ser moderada e criteriosa.

O autor indica a leitura do Manifesto Leiden, em que são sugeridos dez princípios para avaliar o desempenho da pesquisa

Veja os ranqueados da Unesp de Ilha Solteira

Veja os pesquisadores da Unesp de Ilha Solteira mais influentes em 2022:

Pesquisador(a)Departamento
John Fredy FrancoDepartamento de Engenharia Elétrica
Marcia Regina de Moura AouadaDepartamento de Física e Química
Renato GrilloDepartamento de Física e Química
Rubén Augusto Romero LázaroDepartamento de Engenharia Elétrica

Os mais influentes ao longo da carreira:

PesquisadorDepartamento
Carlos Alberto CanesinDepartamento de Engenharia Elétrica
Newton Luiz Dias FilhoDepartamento de Física e Química
Rubén Augusto Romero LázaroDepartamento de Engenharia Elétrica

Fonte: Jornal da Unesp

📲 Fique por dentro do que acontece em Ilha Solteira. Siga o perfil do Ilha News no Instagram.

📢 Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ilha Solteira por meio do WhatsApp do Ilha News: (18) 99751-7560.

Compartilhe esta notícia:

banner-riviera-sul-ilha-solteira-1200x280px

Últimas notícias

plugins premium WordPress