O Centro de Conservação da Fauna Silvestre (CCFS), o Zoológico de Ilha Solteira (SP), está fechado desde março de 2020 devido à pandemia de Covid-19 e continua sem previsão de reabertura mesmo após o fim das restrições sanitárias e epidemiológicas.
O zoológico foi um dos primeiros atrativos turísticos de Ilha Solteira a suspender a visitação no início da pandemia. De lá pra cá, já se passaram quase dois anos e meio e muitas pessoas de Ilha Solteira e da região continuam enviando questionamentos sobre a reabertura ao Ilha News.
A Rio Paraná Energia, empresa controlada pela CTG Brasil e concessionária da usina hidrelétrica Ilha Solteira, informa que, “de acordo com suas diretrizes internas de Saúde e Segurança, não possui, ainda, uma previsão para a retomada de visitações e acesso do público em geral às instalações administradas pela empresa, o que inclui o Centro de Conservação da Fauna Silvestre (CCFS)”.
A empresa esclareceu, no entanto, que a manutenção e a conservação das espécies em cativeiro, existentes no CCFS, continuam sendo realizadas diariamente pela Rio Paraná Energia, seguindo todas as exigências legais de cuidado com os animais.
Atualmente, de acordo com a Rio Paraná Energia, o CCFS possui um plantel com cerca de 350 animais silvestres, pertencentes a mais de 50 espécies, entre pássaros, répteis e mamíferos, podendo ocorrer pequenas variações diárias dessas quantidades.

Educação ambiental
No âmbito da educação ambiental, são desenvolvidas diversas pesquisas científicas relacionadas a espécies ameaçadas como cervo-do-pantanal, lobo-guará, tamanduá-bandeira, anta, dentre outros, além da realização de cursos para grupos específicos como empresas prestadoras de serviços da CTG Brasil e seus funcionários, e alunos de universidades da região como a Unesp de Ilha Solteira e a UFMS de Três Lagoas (MS).
O Zoológico de Ilha Solteira é um dos atrativos turísticos mais visitados do município. O local era aberto à visitação pública aos sábados e domingos das 9h às 16h.