A Prefeitura de Ilha Solteira (SP), por meio da Secretaria de Saúde e Vigilância Epidemiológica, está realizando uma ação de combate aos criadouros do mosquito Aedes aegypti no Cemitério Municipal.
Agentes de endemias e de saúde estiveram no local para identificar e eliminar focos de larvas do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.
A Vigilância Epidemiológica faz um alerta à população que costuma ir ao cemitério acender velas e prestar homenagens aos entes queridos já falecidos.
Vasos de flores e recipientes para velas deixados pelos visitantes podem se tornar criadouros de larvas do mosquito Aedes aegypti, já que eles acumulam a água da chuva.
Por isso, recomenda-se evitar deixar no local qualquer objeto que possa reter a água e se tornar um ambiente propício para a proliferação do mosquito.
Outras medidas de combate à dengue
O cidadão pode contribuir para reduzir o número de casos da doença em Ilha Solteira tomando medidas simples em casa para evitar o acúmulo de água em pneus, latas e garrafas vazias, que podem se tornar criadouros do mosquito.
Também é preciso manter a caixa d’água sempre limpa e fechada, com a tampa adequada.
Terrenos e lotes precisam ser mantidos limpos, de modo a não criar poças por conta da água da chuva.
Outra medida importante é limpar as calhas, para que a água da chuva não fique acumulada.
Já o lixo deve ser colocado em sacos plásticos, enquanto as lixeiras precisam ficar sempre fechadas com tampa.
É preciso ainda limpar os potes dos pets, trocando a água frequentemente.
Piscinas devem ser limpas com frequência e, se não estiverem em uso, é recomendável mantê-las cobertas.
Recomenda-se ainda o uso de repelentes para evitar picadas de mosquitos. Inseticidas em sprays também podem ser utilizados, mas é importante salientar que eles são eficazes apenas em insetos adultos, o que torna sua eficiência limitada.
📲 Acompanhe as notícias de Ilha Solteira também pelo Instagram @siteilhanews.
📢 Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem pelo WhatsApp: (18) 99751-7560.