A Unesp retomou o Vestibular Meio de Ano em Ilha Solteira e já publicou o edital 2024, com 160 vagas nos cursos das Engenharias Agronômica, Civil, Elétrica e Mecânica.
O documento está disponível nas páginas da Unesp (vestibular.unesp.br) e da Fundação Vunesp (vunesp.com.br), responsável pela seleção.
Os candidatos poderão se inscrever de 15 de abril a 7 de maio, pelo site da Vunesp.
As provas serão realizadas nas cidades de São Paulo, Ilha Solteira, Bauru, São José do Rio Preto e São José dos Campos.
O exame da primeira fase, com 90 questões de múltipla escolha, acontecerá em 26 de maio, um domingo.
Os candidatos habilitados e convocados para a segunda fase farão novas provas nos dias 23 e 24 de junho, domingo e segunda, respondendo a 36 questões discursivas e elaborando uma redação.
O resultado final será divulgado em 12 de julho.
O Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública (SRVEBP) destina 50% das vagas de cada curso de graduação da Unesp para alunos que tenham feito todo o ensino médio em escola pública, sendo que 35% destas vagas são destinadas aos candidatos que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas.
Tal sistema tem garantido maioria de ingressantes vindos de escolas públicas desde o Vestibular Unesp 2017.
Suspensão
O Vestibular Meio de Ano estava suspenso, desde 2019, por decisão do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão Universitária (Cepe) da Unesp.
A instituição alegou na época que o baixo número e vagas oferecidas na seleção de meio de ano não justificava a manutenção do processo seletivo, o qual gerava altos gastos em um momento de crise financeira na instituição.
Desde 2020, o Vestibular de Meio de Ano foi unificado com o Vestibular de Verão, independentemente, da entrada ocorrer no mês de fevereiro ou de agosto.
Eram selecionados pelo processo seletivo do meio do ano calouros de nove cursos de graduação de engenharia, localizados nos campus de Bauru, Ilha Solteira, Registro, São João da Boa Vista e Sorocaba.
📲 Acompanhe as notícias de Ilha Solteira também pelo Instagram @siteilhanews.
📢 Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem pelo WhatsApp: (18) 99751-7560.