Os vereadores Dalmi Guedes Júnior (PSC) e Eduardo Vasconcelos (PPS) sugeriram à Prefeitura de Ilha Solteira (SP) que instale lixeiras subterrâneas para evitar acúmulo de lixo em vias públicas.
Essas lixeiras possuem um fundo falso, que serve como depósito do lixo que é descartado ao longo das vias públicas, como avenidas, alamedas e praças. A parte externa possui cerca de um metro de altura, mas possui uma capacidade de armazenamento muito maior.
Isso porque o lixo ficaria depositado em contêineres subterrâneos e não mais expostos em lixeiras. Além de manter o ambiente limpo, a coleta poderia ser feita menos vezes na semana e de uma maneira mais simples. Bastaria levantar a tampa, que seria um pedaço da calçada e levar o contêiner. é como se fosse uma caçamba de entulho, essas que são colocadas em obras, só que subterrâneas”, explicou Dalmi.
Mais do que aumentar a capacidade de depósito de lixo, essas lixeiras melhorariam o visual da cidade e teriam grande impacto ambiental, já que evitaria que o lixo se espalhasse pelas ruas.
“E dá para fazer lixeiras separadas, uma para o lixo orgânico e outra para o reciclável. Várias cidades já adotaram esse sistema e gostaríamos de trazer isso também para Ilha Solteira, principalmente, na avenida”, disse Eduardo.
Com informações da Assessoria de Comunicação da Câmara.