O vereador Luís Otávio Collus de Paula (DEM), atual presidente da Câmara Municipal de Ilha Solteira (SP), foi o único eleito que teve a prestação de contas da campanha para as Eleições 2020 aprovada.
Em relação às contas do vereador Luís Otávio após não verificada a presença de irregularidades, o chefe do Cartório Eleitoral emitiu parecer pela aprovação das contas.
Na sequência, o Ministério Público Eleitoral (MPE) também se manifestou favoravelmente à aprovação.
A sentença do juiz eleitoral de Ilha Solteira, Jamil Nakad Júnior, foi divulgada no último dia 19.
De acordo com a decisão judicial, não houve a necessidade de diligências para sanar ou esclarecer eventual apontamento.
E também não houve a detecção das irregularidades verificáveis no sistema simplificado de prestação de contas, como recebimento direto ou indireto de fontes vedadas; recebimento de recursos de origem não identificada; extrapolação de limite de gastos; omissão de receitas e gastos eleitorais; ou não identificação de doadores originários, nas doações recebidas de outros prestadores de contas.
Ao IlhaNews, o vereador Luís Otávio disse estar com o sentimento de dever cumprido, já que atendeu a todas exigências da legislação eleitoral vigente.
Luís Otávio foi o quinto mais votado em Ilha Solteira com 384 votos. Ele declarou à Justiça Eleitoral ter arrecadado R$ 10.760, mesmo total das despesas.
Quase 78% desses recursos foram gastos com despesas com pessoal.
Prestação de contas
Por enquanto, o único que teve a prestação de contas de campanha aprovada foi Luís Otávio.
Isso porque, o vereador Jeferson Kanon (MDB) ainda não teve a prestação de contas da campanha julgadas pelo juiz eleitoral.
Na contramão, tiveram as prestações de contas das campanhas reprovadas os seguintes vereadores:
A prestação de contas da campanha do prefeito reeleito Otávio Gomes (PSDB) também foi reprovada pela Justiça Eleitoral.