A Unesp divulgou nesta quarta-feira (16) um comunicado tornando obrigatório novamente o uso de máscaras em todos os ambientes fechados da Universidade a partir de amanhã (17), até mudança do cenário epidemiológico.
O comunicado se refere às elevações em internações em enfermarias no interior do Estado nos últimos cinco dias.
Informa ainda que no dia 12 de novembro foi detectada a variante BQ.1 no interior do Estado de São Paulo, o que sugere interiorização da infecção.
A Unesp também recomenda “fortemente” a vacinação com as doses de reforço (terceira e quarta) para aqueles que ainda não tomaram.
“Mantém-se obrigatório que pessoas com qualquer sintoma gripal não frequentem o câmpus. O rastreamento por pool de saliva pode ser retomado, a critério da direção da Unidade”, traz o comunicado.
Rastreamento por pool de saliva
Esta tecnologia consiste num método epidemiológico-molecular de triagem periódica para identificação de Covid-19 em saliva.
A saliva da cavidade oral é coletada e utilizada como fonte para constituição do pool de até 15 sujeitos, em periodicidade variável conforme risco ocupacional.
Cada pool será processado para detecção do SARS-CoV-2 por Reação em Cadeia da Polimerase Precedida de etapa de transcrição reversa (RT-qPCR).
Em casos de pools positivos, os testes serão repetidos em alíquotas individuais. Os sujeitos positivos serão encaminhados para realização do diagnóstico e isolamento imediato.