A Unesp de Ilha Solteira realiza, desde 2004, atividades de apoio a 209 famílias do Assentamento Estrela, localizado no município, por meio do Grupo de Extensão e Pesquisa sobre Desenvolvimento Rural e Sustentabilidade (Guatambu).
A iniciativa visa ao aumento da renda e à construção de novas opções de trabalho e vida para os agricultores.
O grupo promove o acompanhamento técnico e organizacional das famílias nas áreas de cultivo de hortaliças (como alface e pepino), pecuária de leite, associação da criação de animais e agricultura com a exploração de florestas, além da agregação de valor (processamento de um produto para aumentar seu valor de comercialização, por exemplo, a transformação do leite em queijo).
Com apoio da Pró-Reitoria de Extensão, o projeto é coordenado pelos professores Antonio Lázaro Sant’Ana e Carlos Augusto Moraes e Araujo.
A equipe soma 25 pessoas, entre alunos de graduação em Agronomia e Zootecnia, pós-graduação em Agronomia, professores e colaboradores.
A ação envolve cursos, demonstrações práticas, visitas técnicas e palestras, organizados a partir de levantamentos e diagnósticos da equipe.
“Já foram realizados cursos como o de preparação de doces e picles e de derivados de leite”, explica Lázaro.
São ainda distribuídas pequenas cartilhas sobre a prática ou curso promovido. Por meio dessas atividades, os integrantes do Guatambu conhecem a realidade dos assentamentos.
“Nesse trabalho, aprendo a ouvir e, assim, consigo entender o que as pessoas precisam”, esclarece o bolsista Éttore Santiago Zalinelo Monteiro, quintanista de Agronomia. “A partir disso, minhas contribuições passam a ser mais efetivas.”
O assentamento reúne famílias que ocupam lotes de cerca de 14 hectares, voltadas em sua maioria para a pecuária leiteira.
Também se destaca o plantio de mandioca, cana-de-açúcar (para alimentar o gado), milho, pepino, abóbora e feijão.
(Fonte: Jornal da Ilha)