A Unesp de Ilha Solteira, em parceria com o Instituto Federal do Mato Grosso do Sul (IFMS) de Três Lagoas, está produzindo, em impressoras 3D, máscaras faciais que estão sendo distribuídas gratuitamente para os hospitais da região, para uso dos funcionários que trabalham na linha de frente no combate ao novo coronavírus.
As duas instituições de ensino uniram esforços de toda a comunidade científica da área tecnológica e agentes da área da saúde da região e estão fabricando protetores faciais certificados utilizando impressoras 3D.
A iniciativa está utilizando materiais de consumo disponíveis nos laboratórios e tem capacidade para fabricar, esterilizar e embalar cerca de 500 máscaras.
Para garantir a produção de mais máscaras, uma campanha de arrecadação foi lançada na internet.
“Estamos lançando essa campanha com o objetivo de adquirir mais equipamentos e materiais de consumo, expandindo a produção em velocidade e volume para atender o maior número de hospitais da região no menor tempo possível. Ressaltamos que todas as máscaras fabricadas serão distribuídas gratuitamente para os hospitais públicos da região”, informam a Unesp de Ilha Solteira e o IFMS de Três Lagoas.
Todos os recursos obtidos serão utilizados exclusivamente em soluções tecnológicas que minimizem o impacto da Covid-19 na sociedade.
Os recursos serão gerenciados pela Fundação de Ensino, Pesquisa e Extensão de Ilha Solteira (Fepisa), sem fins lucrativos, reconhecida pela experiência, capacidade técnica e idoneidade.
Empresas que necessitem de Termo de Doação, antes de doar, devem entrar em contato com a Fepisa pelo e-mail: [email protected].
Quanto mais pessoas contribuirem, mais a Unesp e o IFMS poderão ajudar o Sistema Único de Saúde (SUS), neste momento.
As doações devem ser feitas clicando aqui.