O ‘Guia da Faculdade’ atribuiu 5 estrelas (excelente) a 25 cursos de graduação e 4 estrelas (muito bom) a outros 106 cursos oferecidos pela Unesp, que possui 34 unidades universitárias distribuídas por 24 cidades paulistas.
O guia é uma publicação do jornal O Estado de S.Paulo, o Estadão. A última edição foi veiculada na última sexta-feira (4).
A iniciativa é resultado de uma parceria do Estadão com a empresa Quero Educação que avaliou quase 12 mil graduações no Brasil, em oito grandes áreas do conhecimento: Administração, Negócios e Serviços; Artes e Design; Ciências Biológicas e da Terra; Ciências Exatas e Informática; Ciências Sociais e Humanas; Comunicação e Informação; Engenharias; Saúde e Bem-Estar.
A pesquisa ouviu a opinião de mais de seis mil professores universitários das 60 profissões com mais alunos matriculados em todo território nacional.
Docentes de todas as unidades federativas se cadastraram, voluntariamente, para participar da avaliação que analisou o projeto pedagógico, o corpo docente e a infraestrutura das instituições de ensino superior.
A metodologia é conhecida como “avaliação por pares”, mas só os cursos presenciais, com titulação em bacharelado e licenciatura e com turmas formadas, foram observados.
Nos últimos dias, a Unesp também ocupou posição de destaque nas divulgações dos resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2018 e do Ranking Universitário Folha (RUF) de 2019.
Na Unesp de Ilha Solteira, o único curso 5 estrelas, de acordo com o ‘Guia da Faculdade’, foi Ciências Biológicas.
Com 4 estrelas ficaram Matemática, Mecânica, Civil, Agronomia, Elétrica e Zootecnia. Física foi o curso com a menor avaliação, 3 estrelas.
Veja os cursos “estrelados” da Unesp no guia publicado pelo Estadão.
(Com informações da Unesp)