A XIV Exposição de Ciência e Tecnologia da Unesp de Ilha Solteira acontece, hoje (21), das 8h30 às 18h, na quadra coberta do campus I.
A exposição acontece anualmente e é um projeto de extensão iniciado por professores da Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira (Feis), com a finalidade de mobilizar a população, em especial, crianças, jovens estudantes do Ensino Fundamental e Médio, despertando o interesse pela Ciência e Tecnologia e Inovação.
Vem auxilizando também na divulgação e popularização da ciência por meio da apresentação de resultados de pesquisas e experimentos realizados por docentes e seus alunos.
A exposição está vinculada à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), realizada durante o mês de outubro, sob a coordenação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), desde que foi instituída em 2004.
A 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia acontece em todo país de 17 a 23 de outubro de 2022, com o tema “Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil”, uma homenagem aos 200 anos da declaração da Independência do Brasil, em 7 de setembro de 1822, que busca ressaltar como a ciência contribuiu para as nossas vidas desde então, salvando pessoas em épocas de pandemias no Brasil e no mundo com as vacinas e o avanço tecnológico proporcionando a melhoria na qualidade de vida das populações.
Sabemos pelos historiadores que a transferência da Corte Portuguesa para o Brasil, em 1808, foi marcante para a ciência do país. Foram criadas na Bahia e no Rio de Janeiro as primeiras faculdades de medicina.
Em 1808 foi criado o Real Horto, hoje, Jardim Botânico do Rio de Janeiro, a Biblioteca Real, atual Biblioteca Nacional e o Museu Real, hoje, Museu Nacional.
Foram criados no início do século XX, os Institutos de referência em pesquisa e saúde pública, como a Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro (RJ), e o Instituto Butantã, em São Paulo (SP).
Neste contexto, a XIX Exposição de Ciência e Tecnologia da Feis vem mostrar a importância da ciência e da tecnologia na vida de todos e para o desenvolvimento da nossa região, principalmente, oferecendo oportunidades para a população conhecer e discutir a relevância e os impactos da pesquisa científico-tecnológica e suas aplicações.
Fonte: Unesp Ilha Solteira