A umidade relativa do ar em Ilha Solteira (SP) tem caído a níveis que podem prejudicar a saúde nesse início de inverno. Os dados são do IPMet, da Unesp de Bauru.
Nessa semana, a umidade do ar fica abaixo dos 40%, pelo menos, até sábado (27), conforme abaixo:
- Quarta-feira: 37%
- Quinta-feira: 39%
- Sexta-feira: 37%
- Sábado: 66%
- Domingo: 65%
- Segunda-feira: 55%
A previsão de chuva adiantou de sábado e domingo (28) para sexta e sábado. A chuva também deve ser mais fraca do que previsto, anteriormente.
Na sexta, o acumulado deve ficar em 2,6 milímetros. Já no sábado, a chuva deve ser de 8 mm.
Amanhã, as temperaturas ficam entre 15 e 30 ºC. Quinta-feira deve ser o dia mais quente da semana variando entre 17 e 31 ºC.
Na sexta, além da chuva fraca, as temperaturas ficam entre 18 e 30 ºC. Já sábado, entre 18 e 23 ºC.
Domingo deve ser o dia mais frio da semana, com mínima de 14 ºC e máxima de 23 ºC. Na segunda-feira, as temperaturas voltam a subir, ficando entre 15 e 27 ºC.
Ilha Solteira está há 69 dias sem chuva acima de 10 mm. A última vez foi no dia 14 de abril, com 24.9 mm, de acordo com dados do Canal Clima.
Umidade do ar
O site do médico Drauzio Varella explica que os meteorologistas se preocupam com a umidade do ar porque ela representa uma variável meteorológica que pode afetar o organismo de todos os seres vivos.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o nível ideal para o organismo humano gira entre 40% e 70%.
Acima desses valores, o ar fica praticamente saturado de vapor d’água, o que interfere no nosso mecanismo de controle da temperatura corporal exercido pela transpiração.
Ainda de acordo com o site, no extremo oposto, tempo seco demais e baixa umidade do ar causam danos maiores.
Provocam o ressecamento das mucosas das vias aéreas, tornando a pessoa mais vulnerável a crises de asma e a infecções virais e bacterianas.
Baixa umidade do ar deixa também o sangue mais denso por causa da desidratação e favorece o aparecimento de problemas oculares e alergias.
Para evitar os efeitos da baixa umidade do ar, procure manter o corpo sempre bem hidratado. Portanto, beba bastante água, mesmo sem sentir sede.
Dados extremos
Nesse ano, a maior temperatura foi registrada no dia 16 de janeiro, com 39,2 ºC. Já a menor, 8,1 ºC, foi registrada no dia 25 de maio.
Desde que a Unesp passou a monitorar o clima de Ilha Solteira, o dia mais quente foi 3 de janeiro de 1993, com 42 ºC. No ano seguinte, 94, foi registrado o dia mais frio, com 0,4 ºC, em 10 de julho.
A menor umidade relativa do ar, 7,2%, foi registrada no dia 7 de julho de 2004. Outro dado curioso foi registrado em 2018, quando ocorreu a maior seca da história da cidade.