Estudantes e moradores de Ilha Solteira (SP) poderão conferir, gratuitamente, entre os dias 4 e 6 de agosto, na Casa de Cultura, as apresentações do espetáculo de circo teatro “O Mundo de Hundertwasser”.
A montagem é uma das atrações da 2ª edição do projeto Trilhar – A arte que transforma, cujo objetivo é proporcionar ao público o contato com manifestações artísticas distintas.
O projeto conta com o patrocínio incentivado da CTG Brasil, concessionária da usina hidrelétrica Ilha Solteira, com realização do Ministério do Turismo e da Secretaria Especial da Cultura.
Nos dias 4 e 5 de agosto, as apresentações serão voltadas a alunos da rede municipal de ensino, com idades entre 6 e 12 anos. Já nos dias 5 e 6, será a vez do público geral. Sempre às 18h.
Para participar, basta retirar o ingresso na Praça dos Paiaguás, 86, no Departamento de Cultura. Outra opção é pegar uma hora antes no mesmo local da apresentação.
Inclusiva – uma das bases do Trilhar – a peça tem acesso para cadeirantes e tradução para Libras.
“O Mundo de Hundertwasser”, espetáculo de da Cia. Vá de Bordo, de São Paulo, tem a direção de Álvaro Assad, renomado diretor teatral, e é inspirado na vida e na obra do pintor, arquiteto e ambientalista austríaco Hundertwasser.
Também participam da criação e da encenação Raul Barretto e Helena Cerello.
Na apresentação, a pequena Branca, uma menina que nunca teve contato com cores de verdade e só se relaciona com as telas e as janelas por meio de seu computador, tem um encontro com o artista, que lhe apresenta um mundo vivo, cheio de cor e alegria, proporcionado pela natureza e a arte que dele brota.
A música foi, originalmente, composta por Marcelo Pellegrini.
O cenário dinâmico, com projeções criadas pelo Coletivo Bijari, retrata obras do artista e se funde a uma linguagem artística variada, oriunda do circo contemporâneo e da arte da palhaçaria, como mímica, malabares, mágicas e números aéreos.
Ao unir inspiração e arte, o espetáculo gera uma reflexão sobre o tempo em que se vive e como as pessoas se relacionam com seu próprio “eu” no mundo, no sentido mais amplo do conceito.
Também como parte do projeto Trilhar, está aberta a exposição gratuita Água Vida, de Gilberto Salvador, no Centro Cultural, de segunda a sexta, das 8h às 17h; sábado das 14h às 22h e domingo das 16h às 20h.
“Os locais da exposição e da peça ficam na mesma rua, então facilita para quem quiser fazer esses dois passeios culturais no mesmo dia”, sugere Leila Cristhiane, diretora executiva do projeto e da Weimar Cultural.
“A primeira edição do Trilhar no ano passado foi um grande sucesso e começou muito bem esse ano novamente. As frentes de arte e cultura desenvolvidas pelo projeto contribuem para deixar um legado permanente em Ilha Solteira, sendo um agente de transformação social e cultural da comunidade”, diz Ronan Max Prochnow, coordenador de Sustentabilidade da CTG Brasil.