Um boletim de ocorrência inusitado foi registrado, ontem (8), na Delegacia de Polícia de Ilha Solteira (SP). O furto de partes de torres de transmissão.
Quatro torres de 440 kV tiveram 28 peças levadas. Essas estruturas metálicas ficam na área que corresponde às Rocinhas Familiares.
O representante da empresa responsável pela linha de transmissão disse à polícia que notou o furto ao fazer inspeção nas estruturas.
O eletricista constatou que desparafusaram a torre e retiraram algumas peças. Não foi possível saber a data exata do furto.
Da linha de transmissão Ilha Solteira/Três Irmãos foram furtadas sete peças da torre 9. Na linha Ilha Solteira/Mirassol foram quatro peças da torre 9 do circuito 1.
Já a linha de transmissão Ilha Solteira/Bauru teve quatro peças levadas da torre 9 do circuito 2 e quatro peças da torre 9 do circuito 1.
A Isa Cteep informou ao Ilha Solteira News que, no ano passado, também houve ocorrência de furto de peças em uma torre na região.
A empresa alertou ainda que o nível de comprometimento da estrutura depende do tipo de peça retirada e, por este motivo, não é descartado o risco de queda.
Para coibir este tipo de furto, a Isa Cteep registra os boletins de ocorrência na Polícia Civil, que investiga a autoria e a receptação dessas peças.
“Em regiões que apresentam reincidência destes crimes, são instalados dispositivos antifurto. Os componentes faltantes são imediatamente reinstalados assim que a inspeção periódica realizada pelas equipes de manutenção detecta esta condição, assim como quando recebemos denúncias da população”, ressaltou a Isa Cteep.
Além disso, segunda a empresa, são realizadas campanhas de conscientização para a população próxima às linhas de transmissão sobre os riscos que esse tipo de crime pode trazer para a segurança das pessoas e para o funcionamento do sistema de transmissão.