bom-preco-supermercados-clube-970x90-ilha-news
As notícias de Ilha Solteira estão
no nosso canal no WhatsApp

Seiva completa 26 anos de atuação em Ilha Solteira

O Seiva é uma instituição referência quando o assunto é prevenção de HIV/Aids.

Compartilhe esta notícia:

O Serviço de Esperança e Incentivo à Vida Agora (Seiva) completou, no último dia 10 de agosto, 26 anos de atividades em Ilha Solteira (SP), na região e no Estado de São Paulo.

300x100-Decorada-Riviera-Sul-Ilha-News

O Seiva é uma instituição referência para o Ministério da Saúde e Secretaria de Estado da Saúde, quando o assunto é prevenção de HIV/Aids.

Nesses 26 anos de história, o Seiva recebeu por dois anos consecutivos prêmio da Elton John Aids Foundation, pela excelência do trabalho com adolescentes, sendo que a escolha dos premiados foi de nível internacional.

250x250-Decorada-Riviera-Sul-Ilha-News

Também recebeu prêmio da Brazil Foundation (instituitção com matriz nos EUA). Destas premiações resultaram finaciamentos de projetos.

Também tem artigo publicado nos anais do Encontro Internacional do Caribe sobre HIV/Aids, com trabalho executado com mulheres em assentamentos.

O Seiva possui ainda dois livros publicados e financiados pela Unesco e UNCDP, dois escritórios internacionais da ONU.

Nesses 26 anos, o Seiva Firmou parcerias com Sest/Senat, Ministério da Saúde, Secretaria de Administração Penitenciária, Secretaria de Segurança Pública do Estado, Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado, Prefeitura de Ilha Solteira, Unesco, UNCDP, Elton John Aids Foundation e Brazil Foundation.

Todas essas parcerias viabilizaram a realização de trabalhos preventivos e de direitos humanos com caminhoneiros, com população encarcerada, pessoas com HIV/Aids e seus familiares, adolescentes, jovens, idosos, mulheres, mulheres de assentamentos, menores em liberdade assistida, prestação de serviço à comunidade e risco social e população LBGT.

Atualmente, a instituição está focada no trabalho com adolescentes de Ilha Solteira com base em dados demonstrados pelo Ministério da Saúde que relatam que, em dez anos, a epidemia de HIV aumentou 700% em adolescentes.

HIV na cidade

O município não possui nenhum caso de adolescente com HIV, mas possui um elevado número de casos de gravidez na adolescência, que demonstra a falta de preocupação com a prevenção, colocando assim em risco para se infectar com doenças sexualmente transmissíveis e HIV.

“O resultado deste dado de não existir nenhuma infecção em adolescentes no município, está ligado a um trabalho árduo da instituição em parceria com Secretaria Municipal de Saúde, dados esses que diferem dos dados dos municípios circunvizinhos”, enaltece Mário Márcio Estremote.

Para a realização do trabalho com adolescentes, o Seiva conta com a parceria do Cras (Ilha de Papel e PAS), Legião Mirim, Escola Urubupungá, Escola Arno Hausser, Etec, Instituto Federal, Euclides da Cunha e, recentemente, firmou parceria com Interact, Rotaract, Demolay, e com a Rádio Ilha FM.

Na rádio, quinzenalmente, membros do Seiva vão abordar um tema pertinente à vulnerabilidade dos adolescentes.

Também está executando trabalho com o Projeto Soltando o Verbo, com atuação na parte preventiva, mas ligada à comunicação social, sendo financiado pela Secretaria de Estado da saúde.

O projeto recebeu ainda uma verba complementar do Poder Judiciário de Ilha Solteira para compra de bens duráveis e a reforma e estruturação do estúdio de gravação e de rádio pela Prefeitura de Ilha Solteira.

Comentários

Veja também

Últimas notícias

plugins premium WordPress
error: Este conteúdo está protegido!