bom-preco-outlet-ilha-solteira-970x90-ilha-news
banner-riviera-sul-ilha-solteira-1200x280px

Rios de Ilha Solteira ficam verdes por causa de microalgas

Resultado do processo de poluição das águas e da proliferação das microalgas
As notícias de Ilha Solteira estão
no nosso canal no WhatsApp

Trechos dos rios Paraná e São José dos Dourados, em Ilha Solteira (SP), amanheceram verdes nesta quinta-feira (4). A explicação é a proliferação de microalgas, como já ocorreu no Rio Tietê.

banner-riviera-sul-ilha-solteira-300x100px

Foram vários os relatos de leitores, que enviaram fotos e vídeos querendo saber o motivo da coloração esverdeada da água. Em alguns pontos, a água está tão grossa que aparenta ser tinta verde.

O Ilha News entrou em contato com a Cetesb, que informou que até o momento não foi acionada sobre a água verde dos Rios Paraná e São José dos Dourados, mas que vai apurar a situação.

banner-riviera-sul-ilha-solteira-250x250px

Especialistas ouvidos pelo Ilha News informaram que a coloração esverdeada pode ser resultado do processo de poluição das águas e da proliferação das microalgas.

A utilização de fertilizantes na agricultura também contribuiem para essa situação. Esses produtos químicos acabam sendo levados para os rios pela chuva. Com essa boa condição, as microalgas se proliferam cada vez mais rápido.

No trecho de Ilha Solteira ainda não foi registrada mortandade de peixes. Entretanto, as microalgas tiram oxigênio da água e são extremamente tóxicas, o que pode acarretar na morte de peixes, em breve.

A Cetesb informa que a água nessas condições são impróprias para banho e para consumo. Os peixes desses trechos também devem ser evitados.

Como as microalgas estão no reservatório da UHE Ilha Solteira, o Ilha News também entrou em contato com a CTG Brasil, que enviou nota no último dia 4.

A empresa informou que “realiza o monitoramento periódico da água dos reservatórios de suas usinas e que a proliferação de algas, que está deixando a água esverdeada, não tem relação com a operação das hidrelétricas”.

O Departamento Municipal de Turismo ainda não informou quais providencias irá adotar, pois as águas atingiram a Praia Catarina e a Marina.

Compartilhe esta notícia:

banner-riviera-sul-ilha-solteira-1200x280px

Últimas notícias

plugins premium WordPress