A ação ‘(Re)Existência Negra’ tem uma nova edição na próxima terça-feira, 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, em Ilha Solteira (SP). Será realizada uma série de eventos gratuitos em alusão à consciência negra, com exibição de filmes, oficinas e apresentações artísticas.
O evento terá início, a partir das 17 horas, no Cine Paiaguás, com o Festival de Curtas-Metragens. Serão exibidos pequenos filmes que abordam a temática negra, seguida de um bate-papo sobre eles. Na sequência, às 18h30, a arte-educadora Claudia Borges comanda ‘Africanidades’, uma roda de cantigas africanas.
Depois, a partir das 19h30, na Praça da Integração, começam as oficinas gratuitas. Haverá oficina de turbantes e de abayomi. Interessados devem se inscrever no local e horário do evento. Paralelamente, o Grupo de Capoeira Memória, com o mestre Aranha, que fará uma apresentação especial.
A partir das 20 horas, na Praça da Integração, acontecerá uma edição especial do Sarau dos Amigos. O evento terá uma série de apresentações musicais, além da leitura de textos em prosa e poesia de autores que abordam a temática negra. A entrada é gratuita e a classificação é livre.
‘(Re)Existência Negra’ é uma realização do Núcleo Afro-Brasileiro de Ilha Solteira (Nabisa), em parceria com a Fundação Cultural de Ilha Solteira, Associação Celeiro Cultural e Prefeitura Municipal de Ilha Solteira.
Festival (Re)Existência Negra
Além da programação especial do dia 20, a ação ‘(Re)Existência Negra’ realiza o Festival (Re)Existência Negra, em parceria com o Ponto MIS de Ilha Solteira. Ao longo do mês de novembro, toda quarta-feira, o Cine Paiaguás exibe longas selecionados pelo Nabisa que discutem a temática. O Festival foi aberto com o documentário ‘Triunfo’, no dia 7. Os próximos filmes serão ‘Última Parada 174’, hoje (14); ‘Branco Sai, Preto Fica’, no dia 21; e ‘Bróder’, no dia 28. As sessões são sempre às 20 horas, com entrada gratuita.
Com informações do Departamento Municipal de Cultura.