As mudanças adotadas pela atual Mesa Diretora da Câmara Municipal de Ilha Solteira (SP), presidida por Rodrigo Batista Gonçalves, o Kokim (PPS), levaram a uma diminuição considerável dos gastos do Legislativo ilhense e esse fato vem repercutindo na imprensa regional. Emissoras de rádio e jornais de várias cidades têm destacado esta economia.
De acordo com a Assessoria de Comunicação da Câmara, os cortes tiveram reflexo direto nos gastos com folha de pagamento, materiais de consumo e viagens. A expectativa da Mesa Diretora é que o Legislativo ilhense economize mais de R$ 1,2 milhão neste ano, em comparação com o que foi gasto em 2017.
A assessoria explica que a economia se deve, principalmente, ao corte implementado na compra de materiais de consumo (limpeza, escritório, entre outros), além do fim do pagamento de benefícios, como gratificações, incorporações e horas extras, que estavam em desacordo com a legislação vigente.
“Como acontece em qualquer casa, na Câmara de Ilha Solteira passamos a comprar o que é necessário e, principalmente, buscando o que é mais barato. Hoje, só adquirimos das empresas que oferecem o melhor preço. E isso gera economia para os cofres públicos. Somado aos cortes dos benefícios que foram considerados irregulares, não tenho dúvida que, no final do ano, essa gestão será uma das que menos gastou. E sem comprometer o serviço que é realizado e o atendimento ao público. E esse dinheiro economizado, que será devolvido para a Prefeitura, nós queremos que sejam investidos em obras que beneficiem a população”, disse Kokim.
Mais do que economia, a redução fará com que os recursos que deixaram de ser gastos pelo Legislativo sejam investidos em infraestruturas que beneficiem a população. Para isso, em reunião com o prefeito em exercício, Otávio Gomes (DEM), ficou definido que, pelo menos, duas obras deverão ser realizadas pela Prefeitura com o dinheiro que será devolvido pela Câmara.
Uma é a pavimentação da estrada que liga o Novo Horizonte à rotatória de acesso ao Morada do Sol e Recanto das Águas. A outra é a construção de um estacionamento em frente ao Pronto Socorro do Hospital Regional de Ilha Solteira. “Se der para fazer mais obras nós vamos discutir com o prefeito quais são as prioridades e o que pode beneficiar a população”, finalizou Kokim.
Com informação da Assessoria de Comunicação da Câmara de Ilha Solteira.