De acordo com a mais recente edição do QS World University Ranking, publicada no dia 4 de junho, a Unesp é a quarta melhor universidade do Brasil e a 17ª melhor avaliada da América Latina.
O ranking, publicado recentemente pela consultoria britânica Quacquarelli Symonds, nomeando a Universidade na 489ª colocação mundial.
Ao todo, foram avaliadas mais de 5.663 instituições, sendo que apenas 1.503 atingiram os requisitos para integrar o ranking.
A primeira colocação ficou com o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), dos Estados Unidos, enquanto o Imperial College London e a Universidade de Oxford, ambos do Reino Unido, ocuparam o segundo e o terceiro lugar, respectivamente.
Mais informações podem ser obtidas no site do ranking, em inglês.
A posição global da Unesp representa uma queda em relação ao levantamento divulgado no ano passado, quando a Universidade obteve seu melhor resultado desde a criação do ranking, a 419ª posição (ver imagem abaixo).
No cenário brasileiro, a Universidade manteve a mesma colocação, enquanto no contexto latino-americano ocorreu a queda de uma posição em relação ao ano passado.
Publicado pela primeira vez em 2004, o QS World University Ranking considera atualmente novos indicadores para a composição da nota da universidade, mas cada um deles com pesos diferentes para o resultado final.
Enquanto o indicador Reputação Acadêmica tem um peso de 30%, por exemplo, o indicador Estudantes Internacionais representa apenas 5%.
Informações sobre a metodologia empregada no ranking podem ser vistas neste link.
Resultados
O indicador Reputação Acadêmica, inclusive, foi onde a Unesp teve seu melhor desempenho, melhorando a nota em relação ao ano anterior e contribuindo com 48,3% da nota final da Universidade, que foi de 24,5.
O indicador Redes de Pesquisa Internacionais foi onde a Universidade registrou sua melhor nota (70,9), ainda que o indicador tenha um peso de apenas 5% sobre a nota final.
Outro destaque positivo do resultado da Unesp foi no indicador Estudantes Internacionais, em que a Universidade ficou na segunda posição no Brasil.
A Unesp e os rankings
A Comissão dos Rankings da Unesp esclarece que os resultados dos rankings não representam os objetivos da instituição, nem a visão de futuro da Universidade, com elevado grau de comprometimento com a pesquisa aplicada às realidades de transformação das condições socioeconômicas e ambientais do Estado de São Paulo e de modo geral do Brasil.
Os resultados, entretanto, são relevantes porque mostram as consequências das ações que são realizadas continuamente pela Universidade.