bom-preco-supermercados-clube-970x90-ilha-news
As notícias de Ilha Solteira estão
no nosso canal no WhatsApp

Quebra-mola ‘invisível’ causa grave acidente

Um quebra-mola sem sinalização causou um grave acidente, na noite de ontem (30), na Rua Itu.

Compartilhe esta notícia:

Um quebra-mola sem sinalização causou um grave acidente, na noite de ontem (30), na Rua Itu, Zona Sul de Ilha Solteira (SP).

300x100-Decorada-Riviera-Sul-Ilha-News

Edimilson Silva Duque, conhecido como Buiu, de 38 anos, caiu de moto ao atingir a lombada. Buiu foi resgatado inconsciente pelo Corpo de Bombeiros

Ele foi encaminhado ao Pronto-Socorro do Hospital Regional de Ilha Solteira (SP) com traumatismo craniano e em estado grave.

250x250-Decorada-Riviera-Sul-Ilha-News

Familiares e amigos aguardaram, durante toda a madrugada, a transferência de Buiu para a Santa Casa de Araçatuba (SP), onde está internado na UTI.

O trecho onde ocorreu o acidente fica na altura da viela de 300 do Passeio Itu, trecho conhecido por alagamentos e que, recentemente, passou por obras.

O redutor de velocidade foi construído, após a conclusão da obra anti-alagamento, concluída em setembro, mas estava sem pintura e sem sinalização vertical.

Código de Trânsito

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), é proibida a utilização das ondulações transversais e de sonoriadores como redutores de velocidade, salvo em casos especiais definidos pelo órgão ou entidade competente, nos padrões e critérios estabelecidos pelo Contran.

A resolução nº 39/1998 do Contran estabelece que as lombadas deverão ter largura igual à da pista, comprimento de 1,50 metro e altura de até oito centímetros.

Ainda com base na mesma resolução, somente poderão ser instaladas quando houver necessidade de serem desenvolvidas velocidades até um máximo de 20 km/h, em vias locais, onde não circulem linhas regulares de transporte coletivo.

Para a instalação dos quebra-molas deverão ser observadas, simultaneamente, algumas características relativas à via e ao tráfego local, entre elas: índice de acidentes significativo ou risco potencial de acidentes.

Ainda conforme a resolução, a colocação de lombadas só será admitida se acompanhada da devida sinalização.

O Contran estabelece como sinalização mínima uma placa de regulamentação com a velocidade máxima permitida, placas de advertência da lombada, antes e junto ao quebra-mola, além da pintura na cor amarela.

A colocação de lombadas próximas às esquinas deve respeitar uma distância mínima de 15 metros do alinhamento do meio-fio da via transversal.

rua itu quebra mola sem sinalizacao acidente buiu ilha solteira news
Trecho passou por obras anti alagamentos (Fotos: Rodrigo Mariano)

Comentários

Veja também

Últimas notícias

plugins premium WordPress
error: Este conteúdo está protegido!