O Circuito Arte na Comunidade – Conexão Sustentável chega a Ilha Solteira (SP), entre os dias 16 e 20 de junho, realizando oficinas, palestras e atividades lúdicas e culturais em escolas públicas.
O projeto é idealizado pela Cultura Ambiental Produções e está sendo realizado através da Lei de Incentivo à Cultura em dez cidades brasileiras.
Entre os meses de maio e junho, o projeto passa por Rosana, Teodoro Sampaio, Ourinhos, Chavantes, Castilho, Itapura e Ilha Solteira, no interior de São Paulo, passa também por Porecatu e Ribeirão Claro, no interior do Paraná, além de Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul.
Com oficinas que duram em média três horas e contemplando as comunidades escolares de cada cidade, serão realizadas oficinas gratuitas nas áreas de artes plásticas, música e teatro, sempre com a ideia de estimular a produção e o consumo cultural.
Em Ilha Solteira, as atividades acontecerão com os alunos das escolas municipais ABBS, Lúcia Maria Donato Garcia e Paulo Freire.
O projeto também conta com palestras abordando a transversalidade da cultura, o desenvolvimento humano e a transformação social por meio da arte.
Promovendo a inclusão, o projeto conta com algumas ações de acessibilidade para pessoas com deficiência.
Por isso, as apresentações contarão com a presença de intérpretes de Libras (Língua Brasileira de Sinais), garantindo a inclusão de pessoas com deficiência auditiva.
Além disso, as cartilhas com informações sobre o projeto e a programação estarão disponíveis em Braille, possibilitando o acesso de pessoas com deficiência visual.
“O ‘Circuito Arte na Comunidade’ é um projeto que valoriza a inclusão e a diversidade. Acreditamos que a cultura é para todos e queremos garantir que todas as pessoas, independentemente de suas condições, possam participar e aproveitar ao máximo as atividades que serão oferecidas”, afirma Igor Furniel, CEO da Cultura Ambiental Produções.
O projeto é viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, do Governo Federal, que permite que empresas e pessoas físicas destinem parte do Imposto de Renda para financiar projetos culturais.
Nesta ação, a Cultura Ambiental Produções conta com o patrocínio da CTG Brasil e o apoio das prefeituras locais.