bom-preco-outlet-ilha-solteira-970x90-ilha-news
banner-riviera-sul-ilha-solteira-1200x280px

Projeto ‘Arte da Música’ lança músicas compostas por alunos ilhenses

Com vídeos de bastidores das gravações, projeto educacional envolveu estudantes de escolas públicas do município
site-ilha-news-projeto-arte-da-musica-ilha-solteira
Workshop com o produtor musical André Riyuji na E.E. Arno Hausser. Foto: Edilene de Souza/Horizonte
As notícias de Ilha Solteira estão
no nosso canal no WhatsApp

Por meio do projeto Arte da Música, os alunos de escolas públicas de Ilha Solteira (SP) receberam um incentivo ao canto e à musicalização, e com o apoio de um estúdio portátil, gravaram com suas vozes as letras compostas por eles mesmos.

banner-riviera-sul-ilha-solteira-300x100px

Realizadas no dia 24 de novembro, as gravações foram feitas no ritmo musical selecionado pelos alunos, e as letras contaram com a temática “Águas e Rios”.

As músicas finalizadas e o vídeo dos bastidores das atividades podem ser encontrados na galeria do site do projeto, clicando aqui. Assista aos vídeos no final desta matéria.

banner-riviera-sul-ilha-solteira-250x250px

A música tem um papel importante no desenvolvimento das crianças e dos adolescentes, despertando a imaginação e a criatividade, estimulando a concentração, memória, autodisciplina e atenção, além de desenvolver a sensibilidade e o senso rítmico.

Utilizando a música como ferramenta de ensino-aprendizagem, o Arte da Música acontece em dez municípios de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná, atuando em escolas de Ensino Fundamental II, com alunos dos 8º e 9º anos.  

O Arte da Música ofereceu oficinas virtuais aos professores, que receberam orientações a respeito da música no Brasil e no mundo e de como as músicas são compostas, e trabalharam o material com os alunos na elaboração das letras. 

Por meio da seleção de uma comissão julgadora, duas escolas de cada município ganharam o Dia da Música, e receberam o workshop do produtor musical André Riyuji e seu estúdio portátil.

Em Ilha Solteira, a E.E. Urubupungá e a E.E. Arno Hausser foram as escolas contempladas pelo projeto. 

“Queremos estimular a reflexão dos alunos sobre a importância de se preservar a água e os rios do nosso planeta, que é um recurso fundamental para a nossa sobrevivência. Unindo essa temática à musicalidade, esperamos que nosso projeto promova a conscientização a toda a comunidade do entorno escolar”, afirma Allan de Amorim, coordenador de projeto da Horizonte Educação e Comunicação.  

No município, durante a etapa de produção das letras o Arte da Música contou com a participação de cinco professores e 180 alunos, que enviaram um total de dez letras para a Comissão Organizadora.

Ao final do projeto, um livro será produzido e distribuído, gratuitamente, reunindo os trabalhos de todas as cidades participantes, com o registro das letras finalistas e menção de todos os educadores responsáveis por conduzir os trabalhos com os estudantes. 

O projeto Arte da Música conta com o patrocínio incentivado da CTG Brasil, concessionária da usina hidrelétrica Ilha Solteira, parceria com a Diretoria de Ensino Região Andradina, realização da Horizonte Educação e Comunicação e da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Assista ao vídeo da E.E. Urubupungá
Assista ao vídeo da E.E. Arno Hausser

Compartilhe esta notícia:

banner-riviera-sul-ilha-solteira-1200x280px

Últimas notícias

plugins premium WordPress