A Câmara Municipal de Ilha Solteira (SP) homenageou o professor André Prevital de Souza, da escola municipal “Lúcia Maria Donato Garcia”, que ficou em terceiro lugar no 13º Prêmio Ação Destaque.
O prêmio é promovido, nacionalmente, pela Editora Opet, de Curitiba (PR), para professores e gestores de redes municipais de ensino de todo o país, que utilizam os materiais didáticos e recursos educacionais digitais do Sistema Educacional Família Escola (Sefe).
O professor recebeu uma Moção de Congratulações, que teve como autor o vereador Dalmi Guedes (PL) e foi aprovada pelos demais parlamentares.
André concorreu com o projeto “Educação Antirracista: afetações interdisciplinares sob a ótica de Paulo Freire”, que teve o objetivo de verificar como e se ocorre a implementação da educação antirracista no material do Sefe, que era utilizado por professores e alunos nas salas de aulas da rede municipal de ensino até o ano passado.
O projeto envolveu diversas disciplinas, como: História, Arte, Língua Portuguesa, Educação Física, Educação Ambiental e aulas de leitura na Biblioteca, além dos projetos de Recreação, Dança, Música e Atividade Esportiva Diferenciada.
Nele, alunos e professores discutiram assuntos como a importância da representatividade, do fator cultural, das características fenotípicas (cor da pele, formato do nariz, tipo de cabelo), da miscigenação que compõe as identidades brasileiras, diversas brincadeiras e danças de origem africana e dos povos indígenas, de roda de capoeira, da construção da boneca Abayomi, música em uma das línguas africanas, conhecimento sobre as ervas medicinais africanas e muito mais.
📲 Acompanhe as notícias de Ilha Solteira também pelo Instagram @siteilhanews.
📢 Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem pelo WhatsApp: (18) 99751-7560.