O preço do óleo de soja vendido em Ilha Solteira (SP) é o mais caro do Estado de São Paulo. Uma fiscalização do Procon-SP encontrou óleo de soja sendo vendido a R$ 8,29.
De acordo com a coordenadora regional do Procon-SP, Priscila Landin, esse foi o maior preço de óleo de soja encontrado em todas as cidades das oito regionais fiscalizadas nesta quinta-feira.
A fiscalização da “Operação Preço nas Alturas” esteve em Ilha Solteira ontem e hoje e notificou alguns supermercados por preços abusivos.
“Estamos notificando para apresentarem notas fiscais de compra e de venda de arroz e de óleo de soja para verificar se houve aumento injustificado de preços”, explicou Landim. “Os mercados notificados têm sete dias corridos para responder à notificação”.
A fiscalização do Procon-SP também verificou a existência de produtos vencidos e em três supermercados visitados foram encontrados produtos fora da validade.
“Consumidor tem que ficar atento ao prazo de validade dos produtos”, alertou a coordenadora regional do Procon-SP.
A fiscalização em Ilha Solteira contou com o apoio do Procon municipal, conveniado com o Procon-SP e coordenado por Nilton Fonseca.
Operação Preço nas Alturas
Em razão das denúncias e notícias relatando aumentos nos preços de alimentos essenciais, equipes de fiscalização estão visitando supermercados e atacarejos para monitorar e identificar eventuais aumentos injustificados nos preços dos produtos.
As empresas serão notificadas a apresentar notas fiscais de compra e venda dos produtos e, caso seja identificado um aumento desproporcional nos valores, responderão a processo administrativo.
Como denunciar
O Procon-SP disponibiliza canais de atendimento à distância para receber denúncias, intermediar conflitos e orientar os consumidores: via internet (procon.sp.gov.br), aplicativo – disponível para Android e iOS – ou via redes sociais; para as denúncias, marque @proconsp, indicando o endereço ou site do estabelecimento.