A Prefeitura de Ilha Solteira (SP), por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, realizou o plantio de mudas nativas nas margens do córrego do bairro Ipê. O plantio ocorreu no final do mês de novembro e estava previsto desde a obra de limpeza e desassoreamento. O objetivo é de recuperar a Área de Preservação Permanente (APP).
A nota divulgada pela Prefeitura destacou que a recuperação de APPs é importante tanto para a conservação do solo como para a conservação das águas, pois reduz a exposição do solo à ação das chuvas e enxurradas, que podem carregar os sedimentos para dentro do córrego, causando assoreamento e podendo comprometer o fluxo e a qualidade da água.
Nesta ação, o município plantou 100 mudas de espécies nativas, entre elas: aroeira, flamboyant, anjico, cassia rosa, ipê, jacarandá, paineira, pau-formiga, jaracathiá, embaúba, entre outras fornecidas pelo Viveiro Municipal.
Segundo a engenheira ambiental do município, Camila Oyama, ações como esta são importantes para a recuperação da vegetação ciliar, contenção de processos erosivos e para a proteção dos cursos d’água, reservatórios e nascentes, mas sobretudo, para a manutenção da qualidade de vida e do ecossistema.
Destacou ainda que, além do plantio, para que ocorra uma recuperação efetiva da APP, será necessária uma visão integrada e participativa de toda a sociedade e comunidade local, colaborando com a manutenção do plantio e cuidando das atividades realizadas no entorno, para que alcancem o desenvolvimento natural.
