A Prefeitura de Ilha Solteira (SP) já enviou à Câmara Municipal os projetos de reajustes da conta de água e do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Nas contas de água, o aumento será de 30%. Já o IPTU sofrerá um reajuste de 6% para 2018. Os projetos ainda precisam ser aprovados pelos vereadores.
O projeto do lei do prefeito em exercício Otávio Gomes (DEM) justifica que o aumento na conta de água é necessário devido à defasagem financeira do setor, que “inviabiliza o município a investir e melhorar a qualidade no fornecimento”.
Se aprovado, o aumento de 30% passará a valer a partir de 1º de fevereiro de 2018 para todas as faixas de consumo e será diluído com aumento gradativo de 10% até abril. Isso significa que em fevereiro, as contas de água chegarão com aumento de 10%; em março, o aumento vai a 20%; até completar os 30% nas contas de abril.
Já o IPTU não deverá contar com a taxa dos bombeiros, cobrada até este ano, por ter sido considerada inconstitucional. Além de prever o aumento de 6%, o projeto já estabelece desconto de 5% do valor total no pagamento em parcela única. O IPTU poderá ser parcelado em até oito vezes sem desconto.
Autarquia
É cada vez mais forte a intensão do governo municipal em deixar de administrar os sistemas de água e esgoto da cidade diretamente. O assunto vem sendo discutido por representantes da Prefeitura e da Câmara.