A Prefeitura de Ilha Solteira (SP) já discute protocolos para a volta segura das aulas na rede municipal de ensino, que ainda não tem data prevista.
O Governo do Estado de São Paulo já marcou para 1º de fevereiro a volta às aulas na rede estadual.
Entretanto, esse calendário não deve ser adotado em Ilha Solteira, já que antes de receber os alunos nas unidades, a Secretaria Municipal de Educação promoverá a capacitação de professores, funcionários das unidades escolares e da Cozinha Piloto.
Assim como no Estado, a volta às aulas em Ilha Solteira será gradual, com revezamento de alunos e com aulas presenciais e virtuais.
Haverá professores nas escolas passando o conteúdo para os alunos e estúdios serão montados em algumas unidades, para a transmissão do conteúdo pela internet, para os que tenham que ficar em casa não sejam prejudicados.
Além de discutir como receber e quantos alunos poderão ficar na unidade, a Secretaria de Educação também analisa o transporte escolar, que terá que ser feito com metade dos alunos em cada veículo, e como servir a merenda escolar.
Decreto municipal
Há um decreto municipal em vigor que proíbe a volta às aulas até 31 de janeiro nas redes de ensino municipal, estadual e privada devido à pandemia de covid-19.
A expectativa é que as redes possam ser autorizadas a voltarem em datas distintas, a partir de 1º de fevereiro.
A tendência é que a rede estadual e privada voltem antes, com as aulas na rede municipal somente a partir de março.
(Com informações da Divisão de Comunicação da Prefeitura de Ilha Solteira)