A Prefeitura de Ilha Solteira (SP) já está aplicando veneno nos bueiros para combater a infestação de escorpiões, principalmente, da espécie amarela, comum na cidade e cujo veneno pode matar, além de baratas e ratos.
O veneno está sendo aplicado nos poços de visitas de esgoto, bueiros e bocas de lobo de toda a cidade. O objetivo principal é o controle do escorpião amarelo, que vem aumentando significativamente sua proliferação nos últimos anos e tornou-se grande preocupação para a saúde pública. Mas também visa o controle de baratas e ratos.
O veneno está sendo aplicado nesses locais, devido à grande presença de baratas, que são, comprovadamente, o alimento principal de escorpiões. Por isso, o combate deste inseto tem consequências favoráveis no controle do aracnídeo.
Escorpiões continuam sendo localizados em várias regiões da cidade, inclusive, em casas onde não há entulhos, locais que servem para a proliferação do animal. Nesses casos, acredita-se que ele vem tendo acesso aos imóveis, principalmente, através da rede de esgoto.
Cuidados
A orientação é que, durante o período em que o veneno estiver sendo aplicado, os moradores redobrem os cuidados, pois o escorpião amarelo, se eventualmente existir em determinado local, poderá ser desalojado pela ação do inseticida e sair através dos ralos dos banheiros, das cozinhas e caixas de gordura não lacradas, tendo acesso ao interior dos imóveis e ruas. O mesmo acontece com as baratas.
Para evitar problemas, é importante manter todos os ralos da casa devidamente lacrados, colocar panos em portas, fechar as caixas de gordura totalmente, bem como canaletas de escoamento de águas pluviais, evitando a fuga dos escorpiões e baratas após a aplicação do inseticida.
(Com informações da Divisão de Comunicação da Prefeitura de Ilha Solteira)