Após um dia de dúvidas e preocupações por parte de estudantes universitários que estudam em outras cidades, com a tramitação de um projeto de lei que poderia trazer de volta a cobrança pelo transporte, a Prefeitura de Ilha Solteira (SP) emitiu uma nota de esclarecimento no final da tarde desta quarta-feira (9).
“Queremos deixar absolutamente claro, jamais houve qualquer intenção por parte da atual administração de cobrar pelo transporte universitário. Ao contrário, temos plena consciência do quanto essa política pública é essencial na vida de centenas de jovens que sonham com um futuro melhor e dependem desse serviço para estudar em outras cidades”, traz a nota assinada pelo prefeito Rodrigo Kokim (PL).
Confira a nota da Prefeitura de Ilha Solteira no final desta matéria.
Na nota, o prefeito admite que um dos artigos do projeto de lei enviado à Câmara Municipal gerou “interpretações equivocadas”. Por este motivo, o Governo Municipal já enviou um novo projeto de lei que retira qualquer menção sobre a volta da cobrança.
“Essa atitude reafirma o nosso posicionamento claro e firme: nenhum estudante pagará sequer um centavo pelo transporte universitário enquanto esta gestão estiver à frente da Prefeitura”, garante a nota.
O projeto
De acordo com o projeto protocolado, hoje (9), na Câmara Municipal, a Prefeitura de Ilha Solteira voltaria a dividir os custos do transporte para faculdades da região com os estudantes, como ocorreu no governo anterior.
A Prefietura custearia 60% dos custos do transporte e os estudantes ficariam com os outros 40%. A divisão não se aplicaria aos alunos comprovadamente carentes.
O envio do projeto causou espanto, pois aconteceu após pouco mais de dois meses da Prefeitura oferecer o transporte gratuito aos estudantes, uma das promessas de campanha do prefeito Rodrigo Kokim.
A gratuidade do transporte foi interrompida no início de 2024, sob a alegação de que a Prefeitura de Ilha Solteira enfrentava uma crise financeira em função da queda na arrecadação.
O novo projeto enviado à Casa de Leis, retira os artigos que mencionam a divisão dos custos e, agora, traz apenas que “as despesas decorrentes desta Lei correrão à conta de dotações orçamentárias próprias, ficando o Poder Executivo autorizado a abrir créditos suplementares e especiais, se necessários”.
NOTA OFICIAL À POPULAÇÃO DE ILHA SOLTEIRA
A Prefeitura Municipal de Ilha Solteira, por meio do prefeito Rodrigo Kokim, vem a público esclarecer, com total transparência e respeito, uma questão que tem gerado dúvidas e preocupações entre os nossos queridos estudantes universitários e suas famílias.
Queremos deixar absolutamente claro, jamais houve qualquer intenção por parte da atual administração de cobrar pelo transporte universitário. Ao contrário, temos plena consciência do quanto essa política pública é essencial na vida de centenas de jovens que sonham com um futuro melhor e dependem desse serviço para estudar em outras cidades.
O transporte universitário gratuito sempre foi e continuará sendo um compromisso inegociável do nosso governo. É mais que um benefício, é um investimento em educação, igualdade de oportunidades e no futuro da nossa cidade.
Sabemos que um dos artigos do projeto de lei enviado à Câmara Municipal gerou interpretações equivocadas, e por isso, com total responsabilidade e respeito à população, o prefeito Rodrigo Kokim já enviou um novo projeto de lei que retira qualquer menção que possa ter gerado dúvidas sobre a continuidade da gratuidade.
Essa atitude reafirma o nosso posicionamento claro e firme: nenhum estudante pagará sequer um centavo pelo transporte universitário enquanto esta gestão estiver à frente da Prefeitura.
Acreditamos que apoiar nossos jovens é plantar sementes de progresso. Quando um estudante chega à universidade, toda Ilha Solteira avança junto com ele. É por isso que seguiremos lutando, todos os dias, para garantir dignidade, acesso à educação e respeito à juventude que constrói o amanhã.
Contem sempre conosco.
Rodrigo Kokim
Prefeito de Ilha Solteira
📲 Acompanhe as notícias de Ilha Solteira também pelo Instagram @siteilhanews.
📢 Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem pelo WhatsApp: (18) 99751-7560.