A Polícia Civil de Ilha Solteira (SP) participou, hoje (8), Dia Internacional da Mulher, da deflagração da Operação Resguardo, uma ação nacional de combate a crimes de violência contra a mulher coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.
O delegado de polícia Miguel Gomes da Rocha Neto informou que foram cumpridos quatro mandados de prisão por furto, desobediência, pensão alimentícia e Lei Maria da Penha.
De acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP), em 2021, a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) prendeu 32 pessoas por envolvimento em casos contra mulheres ou menores de idade.
No ano passado, foram 16 presos em flagrante e outros 16 através de mandado de prisão. Um aumento de 33% no número de prisões em relação aos anos de 2019 e 2020, quando foram registradas 24 prisões em cada ano.
O número de prisões registradas pela DDM também é o maior da série histórica divulgada pela SSP, que registra as estatísticas desde 2001, ou seja, o maior número de prisões dos últimos 20 anos.