Uma moradora de Ilha Solteira (SP) caiu no chamado “golpe do phishing”, teve a conta bancária invadida através de um e-mail recebido e perdeu R$ 3 mil.
“Phishing” é o tipo mais simples de ciberataque e, ao mesmo tempo, o mais perigoso e eficiente.
De acordo com boletim de ocorrência registrado na Delegacia de Polícia, a vítima disse que recebeu um e-mail que ela acreditou ser do banco onde tem conta, pedindo para que ela clicasse em um link “para verificar pontos e resgate”.
Assim que ela clicou, percebeu que algo estava errado. Ela, então, ligou para o banco, recebendo a informação que sua conta tinha sido invadida.
O golpista fez um empréstimo, saque do limite da conta e duas transferências via Pix, totalizando um prejuízo de cerca de R$ 3 mil.
A Polícia Civil de Ilha Solteira investiga o caso.
O que é Phishing?
As vítimas recebem um e-mail ou uma mensagem de texto que imita uma pessoa ou organização em que confiam, como um colega de trabalho, um banco ou um órgão governamental.
Quando a vítima abre o e-mail ou o texto, eles encontram uma mensagem assustadora que induz a deixar o bom senso de lado ao deixá-los com medo.
A mensagem exige que a vítima acesse um link e execute uma ação imediata ou assuma um risco por algum tipo de consequência.
Se os usuários mordem a isca e clicam no link, eles enviam uma imitação de um website legítimo. A partir daí, eles pedem para fazer o login com nome de usuário e senha.
Se forem ingênuos o bastante para obedecer, as informações de acesso são enviadas aos golpistas que as usam para roubar identidades, roubam contas bancárias e vendem os dados pessoais no mercado clandestino.
📲 Fique por dentro do que acontece em Ilha Solteira. Siga o perfil do Ilha News no Instagram.
📢 Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ilha Solteira por meio do WhatsApp do Ilha News: (18) 99751-7560.