bom-preco-supermercados-clube-970x90-ilha-news
As notícias de Ilha Solteira estão
no nosso canal no WhatsApp

Patriotas vai à Justiça contra enquete divulgada como pesquisa

O Patriotas protocolou representação na Justiça Eleitoral contra Renato Nunes do grupo TV Nossa Ilha no Facebook.

Compartilhe esta notícia:

eleicoes-municipais-2020-ilha-solteira-news
Cobertura das eleições 2020

O partido político Patriotas protocolou, hoje (24), representação na Justiça Eleitoral contra Renato Nunes do grupo TV Nossa Ilha no Facebook.

300x100-Decorada-Riviera-Sul-Ilha-News

Segundo o partido presidido por Tasso Mariano, a enquete foi criada no último dia 17 com a seguinte questão: “Quem vc acha que vence as eleições em Ilha Solteira?”.

Ainda de acordo com a representação, no dia 22, Renato Nunes postou um vídeo com o título: “Análise sobre os pré-candidatos à Prefeitura de Ilha Solteira! Tudo o que andam fazendo nas redes sociais e também o resultado da nossa pesquisa”.

goodnet-970x250px

O Patriotas relatou que o vídeo faz uma suposta análise política sobre a atuação dos pré-candidatos a prefeito Ilha Solteira e divulga o resultado de “nossa pesquisa”, nas palavras do apresentador Renato Nunes.

Conforme a representação, tanto na descrição da divulgação da “pesquisa”, como em diversos momentos no decorrer do vídeo, o apresentador afirma que suas considerações são feitas com base na pesquisa realizada pelo
“Grupo TV Nossa Ilha”.

Na divulgação dos resultados de enquetes ou sondagens, fora do período eleitoral, deverá ser informado aos eleitores não se tratar de pesquisa eleitoral, mas de mero levantamento de opiniões, sem controle de amostragem, que não utiliza método científico para sua realização, dependendo, apenas, da participação espontânea do interessado, sob pena de caracterizar pesquisa eleitoral a exigir a observância da lei quanto a seu registro e divulgação.

“Posto isso, fica claro que os responsáveis pela realização e divulgação da
‘enquete’, ou nas palavras do apresentador Representado Renatto Nunes, ‘nossa pesquisa’, descumpriram a legislação eleitoral quanto a realização de enquetes, pois não advertiram de forma expressa o eleitor internauta que não se trata de pesquisa eleitoral”, alegou o Patriotas na representação.

O partido de Tasso Mariano indicou ainda que, contando com o título do vídeo de divulgação da enquete, Renato Nunes mencionou o termo pesquisa por 11 vezes.

Na representação, o Patriotas transcreveu os trechos do vídeo onde o termo pesquisa é utilizado em grupo no Facebook.

“Vale lembrar que em nossa pesquisa Otávio ganharia a eleição com uma grande vantagem sobre todos os candidatos.”

“(…) no final de cada análise falaremos todas as posições da pesquisa. Essa pesquisa a gente fez na nossa página no nosso grupo aí, e, Otávio ficaria em primeiro lugar.”


“Em nossa pesquisa o candidato ficaria em terceiro lugar, perdendo para o pré-candidato Rodrigo Kokim que também deve estar aí (…)”

“Em nossa pesquisa realizada também, Tasso ficaria em último lugar perdendo até para os votos nulos. A margem geral de nossa pesquisa ele ficaria também em último lugar.”


“Em nossa pesquisa o candidato ficaria em segundo lugar, com grande quantidade de votos.”


“Vale lembrar que Rodrigo Kokim se destacou bastante em nossa
pesquisa, que foi uma surpresa.”


“Cícero como a gente vinha falando nas eleições sempre ficava em último lugar, em nossa pesquisa realizada ficaria em penúltimo lugar, ganhando de Tasso Mariano por uma porcentagem muito pequena. Lembrando que nossa pesquisa teve mais de quinhentos acessos gerais né, pra Prefeitura de Ilha Solteira… ficaria assim. Então vamos lembrar como ficaria, em primeiro lugar Otávio Gomes, com uma grande vantagem né… sobre Rodrigo Kokim; depois Darley, depois vem os votos nulos; Cícero e Tasso. O que chamou a atenção pra gente, é que os votos nulos né… foi mais… teve mais gente votando nulo do que em Cícero e Tasso.”

O Patriotas alegou ainda que, quando tomou conhecimento da enquete, sequer havia a opção “nulo”, que foi mencionada por Renato Nunes no vídeo.

Por fim, o Patriotas pediu liminar para que a enquete e o vídeo sejam retirados da internet. O juiz eleitoral é quem vai decidir sobre a representação.

Comentários

Veja também

Últimas notícias

plugins premium WordPress
error: Este conteúdo está protegido!