A Prefeitura de Ilha Solteira (SP), através da Secretaria Municipal de Saúde, firmou parceria com uma faculdade de Medicina Veterinária de Andradina (SP) para a realização de mutirões mensais de castração de cães e gatos.
O primeiro mutirão já deve acontecer no início do mês de abril, no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).
As cirurgias serão feitas por alunos do curso de Veterinária, que serão acompanhados por cinco professores. A previsão é que sejam castrados 40 animais por mutirão.
“Inicialmente, vamos atender os animais mantidos nos abrigos da cidade. Depois, vamos abrir para a comunidade em geral”, disse a secretária de Saúde, Eliana Covre.
Para viabilizar o mutirão, a Prefeitura ilhense está investindo na compra de novos equipamentos para o centro cirúrgico existente no CCZ.
Castração gratuita
O município mantém um programa gratuito de castração de animais. Porém, a demanda é muito maior do que a capacidade de atendimento da equipe do CCZ.
A fila de espera por uma castração no programa gratuito do município já chega ao mês de outubro. Mesmo com os mutirões, as castrações continuarão sendo agendadas normalmente no CCZ.
(Com informações do Departamento de Comunicação da Prefeitura de Ilha Solteira)o