A Polícia Civil de Ilha Solteira (SP) realizou, na manhã desta segunda-feira (8), a Operação Resguardo de combate à violência contra a mulher.
A ação é coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública e ocorre, simultaneamente, em todo o país. De acordo com o ministério, essa é a maior ação de combate a crimes de violência contra a mulher do país.
Em Ilha Solteira foram cumpridos quatro mandados de prisão, dois relativos à violência contra mulher e dois por furto.
Também foi cumprido um mandado de busca e apreensão. Os policiais tentavam encontrar uma arma relacionada a um inquérito que apurava o crime de ameaça.
Dos mandados cumpridos relativos aos crimes contra mulher, um foi de prisão preventiva por corrupção de menores e outro por uma condenação ao regime semiaberto pelo crime de ameaça.
A delegada Carolina Tucunduva, da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), disse que o objetivo da operação é de coibir o crescimento dos crimes de violência doméstica no período da pandemia, que apresentou crescimento.
“Foi escolhida a data do Dia Internacional da Mulher, que é comemorado nesta segunda-feira (8), para servir como alerta e demonstrar que a luta contra a violência doméstica não dá trégua”, afirmou a delegada.
Todos os presos serão encaminhados para a Cadeia de Pereira Barreto (SP).