A Operação Blackout foi realizada, na manhã desta quarta-feira (28), pela Polícia Civil e Elektro para combater furtos de energia elétrica, os chamados ‘gatos’, em casas da Rua Itaipú, no bairro Santa Catarina, em Ilha Solteira (SP).
Foram três flagrantes e duas irregularidades constatados pela Elektro, totalizando cinco casas, de seis averiguadas pela operação.
As três casas flagradas tiveram o fornecimento de energia desligado e o medidor retirado pela Elektro e o consumidor fez uma ligação clandestina direto na rede de distribuição.
O Ilha Solteira News apurou que a Elektro já tinha suspeita dos ‘gatos’ e com apoio da Polícia Civil fez as averiguações e constatou os furtos.
De acordo com o supervisor da Elektro em Ilha Solteira, Raphael Butinholi, uma das casas está sem o medidor desde 2013.
Portanto, há seis anos a casa consome energia elétrica e não paga. A estimativa preliminar da Elektro é de um prejuízo de R$ 9 mil com essas três casa flagradas. Porém, esses consumidores receberão essas contas.
O delegado de polícia Miguel Gomes da Rocha Neto informou que os três consumidores flagrados foram presos por furto de energia e responderão por este crime, que tem pena de um a cinco anos de prisão.
Os três devem pagar a fiança de R$ 350, ainda hoje, para serem liberados. As outras duas casas com irregularidades constatadas tiveram o medidor de energia recolhido pela Elektro e serão encaminhados para análise.
O delegado informou ainda que a operação deve continuar na cidade incluindo comércio e zona rural.
Participaram da operação três viaturas da Polícia Civil, três da Elektro e uma do Instituto de Criminalística.
Mais informações a qualquer momento aqui no ilhasolteira.news.